João Pessoa, 04 de julho de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
COPA

Agevisa fará treinamento em bares e restaurantes para adequar ao padrão FIFA

Comentários: 0
publicado em 04/07/2013 ás 08h38

 Agevisa fará treinamento em bares e restaurantes para adequar serviços ao padrão exigido pela Fifa para 2014

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) dará início, no próximo dia 15 de julho, ao processo de treinamento de bares e restaurantes dos municípios da rota turística paraibana. A iniciativa é parte do “Projeto de Categorização dos Bares e Restaurantes no Estado da Paraíba para a Copa do Mundo de 2014: Perspectivas e Desafios”, apresentado na manhã desta quarta-feira (03), no Auditório da PBTur, na orla marítima de João Pessoa, com a presença de representantes de órgãos governamentais e não governamentais como a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel/PB), além de secretários municipais e outros profissionais ligados ao turismo.

Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor geral da Agevisa/PB, Jailson Vilberto, e pela gerente técnica de Inspeção e Controle de Alimentos, Água para Consumo Humano e Toxicologia da Agevisa, Raquel Lima. Segundo Jailson, o objetivo central do projeto é dotar o Estado das condições e estratégias necessárias para proteger a saúde da população que estará participando dos eventos públicos e privados que ocorrerão no Estado, notadamente durante a Copa do Mundo, em 2014.

“O programa de categorização dos restaurantes é capitaneado pela Fifa e pela Anvisa. Esse programa está fazendo o monitoramento nos Estados que serão sede da Copa do Mundo de 2014. A Paraíba, dada a sua posição geográfica e graças à luta do Governo do Estado para inseri-la dentro do processo, é o único Estado da Federação que embora não seja sede da Copa de 2014 está participando deste projeto”, ressaltou.

O projeto inclui a identificação, nos municípios com vocação turística, dos bares e restaurantes com maior fluxo de clientes. Esses estabelecimentos serão submetidos a um treinamento; posteriormente a um monitoramento baseado em critérios e regras rígidas de qualidade, e depois a uma inspeção de categorização. “Nessa inspeção de categorização a Vigilância Sanitária irá identificar os pontos positivos e os pontos de melhoramento desses estabelecimentos, que serão categorizados em cinco grupos, do Grupo 01 (de maior e melhor qualidade) ao Grupo 05”, explicou Jailson.

No processo de identificação, e monitoramento dos bares e restaurantes serão verificados itens como a estrutura física dos estabelecimentos, o processo de manipulação dos alimentos, o processo de proteção dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado à população, que vai desde o reservatório de água até o produto final – o alimento fornecido para a população.

Divulgação internacional – Promovida a categorização, será realizada uma ampla divulgação dos bares e restaurantes categorizados, tanto em nível estadual e nacional quanto em nível mundial, tendo em vista o fato de a Copa do Mundo se constituir num evento internacional que atrai pessoas de todas as partes do mundo.

O processo inclui, além de divulgação na mídia escrita, televisada e radiofônica, folders e cartilha informando aos turistas e aos frequentadores locais dos municípios onde estão os melhores bares e restaurantes e qual a qualidade daqueles estabelecimentos.

Segundo Jailson Vilberto, também será confeccionado um Selo de Qualidade para identificar os estabelecimentos categorizados. “Com o selo e com a divulgação na mídia, inclusive mundial, sairá ganhando a população, que terá esse plus a mais na qualidade dos serviços oferecidos no Estado; os estabelecimentos, que serão divulgados; os municípios e também o Estado, pela divulgação de suas riquezas turísticas”, comentou.

O diretor geral da Agevisa/PB acrescentou que “o Governo do Estado tem duas preocupações básicas nesse processo, a primeira no sentido de garantir a qualidade da saúde e a promoção da mesma por meio do fornecimento de uma alimentação de qualidade para a população nativa e para os turistas, e a segunda relacionada à divulgação das belezas turísticas naturais da Paraíba, dos alimentos regionais e da qualidade dos restaurantes para todo o Brasil e para o mundo”.

Sobre as prioridades da Agevisa/PB dentro do processo, Jailson afirmou que “para a Vigilância Sanitária tudo é prioridade, porque cada situação demanda um risco sanitário se não for cumprida”.

Abracel/PB – Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abracel/PB), Marcos Mozzini, a iniciativa corresponde a uma ação importante, fundamental, à medida que o padrão de segurança alimentar nos Países da Europa e da América do Norte é de alto nível. “O que a Agevisa está fazendo é buscar sensibilizar esse setor e buscar todo mundo para esse padrão. Isso é um desenvolvimento, uma profissionalização, uma evolução, buscando um novo patamar de qualidade para que o Nordeste, que na verdade é um Caribe pouco explorado”, comentou.

Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x