João Pessoa, 19 de agosto de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Autoridades da área de segurança, políticos e membros das polícia civil participaram da solenidade de inauguração da nova Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (ACADEPOL), nesta segunda-feira (19) que teve a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB) e do empresário Roberto Santiago. Integrantes da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (ADEPDEL-PB) comemoraram a entrega do equipamento.
“É uma ganho para toda a sociedade civil. Desta escola sairão policiais mais capacitados que contribuirão para aumentar o índice de repressão qualificada no Estado. Agradeço a coragem do governador Ricardo Coutinho, por este ato de coragem ao lutar pela Acadepol diante de tantas críticas e hoje entregar essa obra com tal magnitude”, disse o delegado Cláudio Lameirão presidente da Adepdel que, na ocasião, representou os alunos que concluíram um dos cursos de especialização da Acadepol.
Ricardo Coutinho ressaltou as dificuldades que passou para a construção do novo centro de ensino em parceria com a iniciativa privada. “Que esse episódio sirva de lição para aqueles que foram contra a concretização desta Academia. Conseguirmos inaugurar este equipamento mostra que estamos no caminho certo. A parceria, desta obra que gerou cerca de quatro mil empregos, com Roberto Santiago foi criticada como se ele fosse um empresário de fora e não da terra. Fazendo a coisa certa seguiremos em frente. O povo sabe o que tem consistência e o que é aparência. O povo não é burro”, disse o governador.
De acordo com o governador, o equipamento deixa a polícia da Paraíba equiparada à Região Sudeste no tocante a equipamento e estratégia. “Hoje podemos dizer que a Polícia se equipara em armamento e estratégia ao Sudeste. Também não esqueço o nosso efetivo, não podemos ter apenas 1800 concursados na polícia civil”, afirmou Ricardo Coutinho.
O diretor da Acadepol, o delegado Bergson Almeida também ressaltou a luta pela conclusão da obra da instituição e afirmou que espera ser, a inauguração, o início de outras ações em prol da segurança. “Posso dizer ao governador que a inauguração da Acadepol, no tocante à segurança, fará 40 anos em quatro. Também almejo o aumento do efetivo da nossa polícia com a contratação dos concursados que acredito ser o próximo passo do governador. Estamos no caminho certo”, comemora o diretor.
Acadepol – A estrutura da Academia de Polícia atenderá as necessidades da polícia civil por, pelo menos, 15 anos. São 14 salas de aula, dois laboratórios de informática, um bloco administrativo, bloco para a pós-graduação, uma biblioteca e o núcleo de prevenção à violência. A estrutura também oferece um alojamento com capacidade para 80 policiais, pista de atletismo e um campo de futebol.
Para a prática dos alunos a Academia possui um stand de tiro e uma favela cenográfica para os treinamentos além de uma área para paintboll. Um simulador virtual de tiro também é destaque entre as ferramentas de treinamento, a máquina simula até o ruído dos tiros e o recuo da arma no momento do disparo. “O simulador está associado a um caminhão que pode ser levado para todo o Estado. Sem dúvida uma das melhores estruturas do país”, afirma Bergson.
MaisPB com Ascom Adepdel
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025