João Pessoa, 10 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba e de todo País vão às urnas hoje, das 9h às 17h, para participar do Processo de Eleição Direta (PED), no qual serão escolhidos os novos dirigentes do partido, os integrantes dos diretórios nacional, estadual e municipais, com as respectivas executivas, bem como, definidos os rumos políticos para 2014.
Na Paraíba 18,6 mil filiados estão aptos a participar do PED e três candidatos estão na disputa pele presidência estadual do PT: o professor Charliton Machado, o deputado federal Luiz Couto e o vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais.
Já na disputa pelo diretório municipal do partido em João Pessoa, onde 4.426 petistas estão aptos a votar, apenas dois candidatos concorrem ao cargo de presidente: o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbano (CBTU) na Paraíba, Lucélio Cartaxo, e o integrante do movimento de lutas por moradias, Antônio Júnior. Além de João Pessoa, outros 141 municípios paraibanos também participarão do processo.
O coordenador do PED na Paraíba e membro da executiva estadual do PT, Josenilton Feitosa, espera um pleito tranqüilo e democrático, que segundo ele, são caracteristicas que marcam o partido. “Todo trabalho que tivemos durante o processo de preparação do PED será coroado com um pleito tranqüilo e sem eventos negativos”, declarou.
O presidente municipal do PT de João Pessoa, Jackson Macedo, também ressaltou a importância do processo, como evento que é um marco da história democrática do partido, que conforme ressaltou, é o mais democrático do Brasil.
Macedo informou que os filiados em João Pessoa votam de acordo com as suas Zonas Eleitorais, da seguinte forma: filiados da 1° Zona Eleitoral votam na Escola Municipal Francisca Moura, em Mandacaru; filiados da 64° e 77° Zona Eleitoral votam na Escola Municipal Dumerval Trigueiro, no Rangel; filiados da 70° Zona Eleitoral votam na Escola Municipal Virginius da Gama e Melo, em Mangabeira e, os filiados da 76° Zona Eleitoral votam na Escola Municipal Lions Tambaú, nos Bancários.
“Todo o processo eleitoral está pronto e acreditamos que tudo ocorrerá dentro da normalidade. O PT é o partido mais democrático do Brasil e o PED é um momento importante de fortalecimento de nossa democracia”, comentou o presidente do PT da Capital, alertando aos filiados que todos devem apresentar um documento oficial com foto para exercer o direito ao voto.
Projeto de reeleição da presidente Dilma
Os três candidatos que estão na disputa pela presidência do PT estadual revelam os motivos que levaram a concorrer o cargo. Todos eles têm algo em comum, que é defender o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. O deputado federal Luiz Couto disse que decidiu ser candidato para preparar o partido na Paraíba para reeleição da presidente Dilma, com a elaboração de um programa que faça a sigla avançar no Estado. Além disso, se apresenta como candidato detentor de um programa progressista para o partido.
“O PT precisa de um programa progressista que possa tirá-lo do marasmo que ele se encontra aqui na Paraíba. Não podemos permitir que o partido fique refém do Governo Municipal. É o prefeito Luciano Cartaxo quem dá as cartas no partido, até decidir sobre os filiados que vão votar. Vamos recuperar a relação do PT com os movimentos sociais, com as lutas sociais, fazer com que haja formação política”, afirmou Luiz Couto.
Já o candidato Charliton Machado disse que resolveu ser candidato a presidência porque vem participando da construção do projeto protagonista para o partido. Ele ressaltou que aprendeu com eleições históricas partidária que é o momento do PT se posicionar, como partido que participa das resoluções políticas da Paraíba. “O PT precisa ter candidatura própria, seguir o receituário do que foi o bom resultado nas eleições de 2012, onde elegemos Luciano Cartaxo. Além disso, resolve ser candidato porque tenho experiência como filiado do partido desde 86. Foi fundador da direção municipal em Cuité, fundador de vários diretórios. Participei da construção deste projeto que é o PT hoje e quero continuar participando, assumindo responsabilidades e defender o protagonismo do partido”, declarou Charliton Machado.
O vice-prefeito de Patos, Lenildo Morais, disse que decidiu se candidatar a presidência porque tem algumas diferenças em relação aos outros dois candidatos, principalmente na metodologia para comandar o partido. Ele defende que o PT precisa inovar na Paraíba, abrir o dialogo com os segmentos de filiados que estão foram das discussões do partido.
“Sou filiado desde 82, tenho história de militância, atuei como dirigente sindical, gestor público, dirigente do partido, até cargos em Brasília ocupei. Fui diretor executivo da Funasa, junto com o ministro Padilha e diretor de Logística Presidência da República, na época que a presidente Dilma era chefe da Casa Civil. Quero contribuir mais com o partido e representar os segmentos que estão fora das discussões”, argumentou o candidato. Lenildo também se apresenta como defensor intransigente da reeleição da presidente Dilma e da construção de um grande arco de alianças.
Fortalecimento da democracia
O presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, que é candidato ao Diretório Nacional, na chapa encabeçada pelo atual presidente, Rui Falcão ressaltou a importância do PED como instrumento para fortalecer ainda mais a democracia do partido.
Na última sexta-feira, Rodrigo Soares divulgou uma carta aberta aos filiados para se posicionar sobre o processo e para destacar os avanços do país nas gestões do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. Além disso, declarou, oficialmente, apoio à reeleição do atual presidente nacional, Rui Falcão, e as candidaturas de Charliton Machado e Lucélio Cartaxo para a presidência estadual e municipal do partido respectivamente.
No que diz respeito aos avanços do país com a gestão PT, Rodrigo Soares destacou a geração de mais de 20 milhões de empregos, o aumento da renda dos trabalhadores, a queda dos juros reais, inclusão social de milhões de brasileiros com a quase totalidade da erradicação da fome, além da democratização do acesso à educação pública e de qualidade em todos os níveis.
O presidente do PT paraibano destacou ainda os avanços no campo político, que conforme ressaltou, ampliou os espaços de participação popular e social, construindo políticas libertárias voltadas para a juventude, mulheres, negros, indígenas e comunidades tradicionais. “Nessas eleições diretas chegou o momento de avançarmos ainda mais, de elegermos uma direção que continue com o trabalho de organização e ampliação política do PT, enfrentando os novos desafios para todas as cidades paraibanas,” disse.
“As vitórias eleitorais e políticas recentes demonstram que o PT possui vocação para disputar e governar a Paraíba, construindo um novo projeto de desenvolvimento sustentável, com a participação popular e inclusão social, formando, ao lado da base da presidenta Dilma, um novo bloco de forças políticas que disputarão as eleições para governador e senador em nosso estado, fortalecendo também as disputas nos parlamentos, ampliando as bancadas na Assembléia Legislativa e Câmara Federal”, declarou.
Rodrigo Soares ressaltou que nas eleições de 2014, na qual o partido vai celebra 10 anos do Governo do PT, vai disputar apresentando índices reais de crescimento como partido. Ele lembrou que em 2010, quando da realização do último PED o PT contava com 600 mil filiados, em todo o país e 14 mil na Paraíba e agora, conta só no Estado com 18,6 mil filiados e em todo país com mais de 800 mil.
“O processo de eleições diretas do PT é um importante momento para a história do Brasil, em que a militância fará a renovação e escolha dos novos dirigentes do partido no próximo dia 10 de novembro, avançando num projeto para o país que já foi governado pelo ex-presidente Lula e atualmente está sob o comando da presidenta Dilma Rousseff, com uma série de conquistas para o Brasil”, comentou.
Diálogo com aliados
De acordo com Rodrigo Soares, após o processo de eleições diretas, o partido irá intensificar o diálogo com o conjunto dos partidos aliados da base, discutindo o programa de governo para 2014, a pré-candidatura da presidenta Dilma Rousseff que disputará a reeleição, como também construir nos estados alianças importantes e, conseqüentemente, candidaturas sintonizadas com o projeto nacional.
“Tudo isso faz parte de um projeto político, iniciado pelo presidente Lula, que está tendo prosseguimento na gestão da presidente Dilma. É válido ressaltar, que o PED não escolherá apenas os novos dirigentes das instâncias partidárias, mas também os delegados que vão participar do Congresso Nacional do partido em fevereiro do próximo ano, e as teses que versam sobre a postura do PT nas eleições do próximo ano e para o futuro”, declarou.
Rodrigo Soares defende que em 2014 na Paraíba o partido apresente candidaturas ao Governo do Estado e ao Senado Federal, dentro do bloco PT, PP e PSC. “Vamos continuar dialogando com os partidos da base da presidenta Dilma, para fortalecer ainda mais o “blocão” atualmente formado pelo PT, PP e PSC. Juntos, vamos traçar as estratégias para as eleições do próximo ano, dialogando com os movimentos populares e com a sociedade para construção de uma chapa majoritária com condições forte, competitiva e com condições de vencer ao pleito”, adiantou.
Jornal Correio da Paraíba
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025