João Pessoa, 11 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
MAIS MIL ÁRVORES

Açude de Boqueirão recebe nova ação de arborização em suas margens

Comentários: 0
publicado em 11/11/2013 ás 17h35

Atualmente o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, conta com apenas 10% da mata ciliar e Roberto Almeida, coordenador da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) do núcleo de Campina Grande, classifica como preocupante a situação da vegetação ribeirinha. Por este motivo os integrantes do projeto Um 8 Verde pretendem reverter a situação. Na última sexta-feira (8), foram plantadas mil mudas no local. As árvores foram doadas pela termelétrica Borborema Energética S/A.

O objetivo da ação é plantar 20 mil árvores às margens do açude. “É gratificante fazer algo pelo meio ambiente. Durante a atividade tive a oportunidade de plantar duas árvores. Coloquei, literalmente, a mão na massa. Espero que em dezembro comece o período chuvoso e que a natureza faça a sua parte, pois a nossa nós já estamos fazendo. O projeto Um 8 Verde é uma bela iniciativa”, disse Gustavo Espínola, coordenador do Programa de P&D da Borborema Energética.

Durante a atividade diversas mudas foram entregues para os agricultores da região ribeirinha que auxiliam na ação de arborização. De acordo com Pedro Aprígio, fundador do Um 8 Verde, o projeto nasceu em 2007 com o plantio de árvore na área urbana da cidade. Nos últimos seis anos já foram plantadas, aproximadamente, 4.500 mudas.

Pedro Aprígio destacou a importância da termelétrica para o projeto. Segundo ele, a doação de mudas realizada pela Borborema Energética está sendo fundamental para o sucesso da ação. “A Borborema Energética é o nosso carro-chefe”, disse.

De acordo com Roberto Almeida, da Sudema, o açude Epitácio Pessoa abastece 50 cidades da Paraíba. Com a arborização às margens do açude, que é uma Área de Preservação Permanente (APP), fenômenos naturais como o assoreamento e a voçoroca serão evitados. Outro fator que será evitado com a arborização é a evaporação das águas do açude. De acordo com Roberto Almeida, estima-se que a evaporação do açude é equivalente ao montante de água que é consumido.

Da Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x