João Pessoa, 13 de novembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
O vice-governador Rômulo Gouveia ministrou nesta quarta-feira (13) uma palestra sobre a proclamação da república em uma escola de João Pessoa. Gouveia falou sobre a importância dos três poderes e o papel do Executivo.
Rômulo que já foi chefe do Poder Legislativo na Paraíba e é graduado em direito, falou sobre as divisões constitucionais dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Ele ainda compartilhou minuciosamente com os alunos do Colégio Século, na Zona Sul de João Pessoa, o papel do governo relatando ações que são próprias do Poder que é integrante.
Gouveia disse que foi muito gratificante a troca de experiência com os estudantes e ressaltou a importância de instruir aqueles que comandarão o país em breve, para fortalecer a democracia brasileira.
Também participaram do evento, a vereadora Raissa Lacerda representando o Legislativo e o promotor marinho Mendes representando o Judiciário.
História – A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e pondo fim à soberania do imperador Dom Pedro II.
A proclamação da República do Brasil ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente e como ministros: Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.
Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025