João Pessoa, 02 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro
Congresso Nacional do PSOL, realizado em Luziânia-GO (29 e 30/11 e 01 /12), aprovou Randolfe Rodrigues como pré-candidato a Presidência da República pelo PSOL. No início do Congresso eram três pré-candidatos, o Senado Randolfe e outros dois importantes dirigentes do PSOL, Renato Roseno (PSOL-CE) e Luciana Genro (PSOL-RGS); no momento da votação o Roseno retirou sua candidatura e Luciana foi para disputa, passado a ser bem cotada para ser vice na chapa com Randolfe.
Dois dos três delegados da Paraíba ao Congresso Nacional, Aldo Branquinho (PSOL-Campina Grande) e Tárcio Teixeira (pré-candidato ao Governo da Paraíba), votaram pela aprovação do Senador Randolfe como pré-candidato a Presidente do Brasil, pré-candidatura que já conta entre seus coordenadores de campanha com o Deputado Estadual do Marcelo Freixo (PSOL-RJ).
A Direção Nacional e a Comissão Nacional de Ética do PSOL, assim como a Fundação Lauro Campos, são compostas de forma proporcional a quantidade de votos de cada chapa; tendo o grupo majoritário alcançado 201 votos; 11 votos a chapa 01; e 175 votos a chapa que atingiu a segunda maior votação. O PSOL/PB, que atualmente tem um representante na Comissão Nacional de Ética do Partido (Tárcio Teixeira), aguarda as definições dos cargos para saber como ficará a composição completa do Direção Nacional do PSOL e das demais instâncias partidárias.
Sobre a composição do Diretório Estadual do PSOL/PB, os/as militantes da Paraíba ainda não receberam resposta da Direção Nacional sobre qual método deverá ser utilizado para desempatar a disputa no estado; mesmo assim os militantes da Paraíba resolveram manter a reunião agendada para 14 de dezembro com intuito de decidir a melhor forma de aprovar o nome do próximo presidente da legenda no estado; acreditamos que até lá o novo Diretório Nacional, eleito no 4º Congresso Nacional do PSOL, responderá a consulta enviada em novembro passado.
Assessoria do PSOL
em João Pessoa - 15/12/2025





