João Pessoa, 06 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CENTRO HISTÓRICO

Objetos ingleses do século XIX são encontrados em escavações em JP

Comentários: 0
publicado em 06/12/2013 ás 19h50

 Após um mês e quinze dias do início da pesquisa arqueológica nos oito casarões situados à Rua João Suassuna, no Centro Histórico da Capital, foram encontrados fragmentos de faiança inglesa do século XIX, peças em grés e tubulações intactas datadas de 1929. Os achados foram apresentados nesta sexta-feira (6) à Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Habitação Social (Semhab) e da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Copac).

O trabalho de pesquisa tem a frente o arqueólogo Antônio Canto, do Setor de Pesquisas Arqueológicas e Sociais (Sepas). As primeiras escavações e limpeza da área foram iniciadas em outubro passado após assinatura de ordem de serviço autorizando o início dos trabalhos. Antônio Canto, acompanhado de representantes da Copac, arquitetos e engenheiros, vistoriaram os casarões e realizaram medições na área.

“O cronograma inclui trabalho em dois casarões por mês, até cumprir o prazo programado de 150 dias, que equivale a cinco meses ininterruptos de pesquisa na área. Nesta fase, estão sendo realizados os levantamentos geográfico, cartográfico e iconográfico”, afirmou Antônio Canto.

Para a educação patrimonial compartilhada com a sociedade civil, a assessora pedagógica da Copac, Lane Aires, defende que alunos de cinco escolas municipais situadas no entorno do Centro Histórico, possam conhecer o trabalho, o local e a história. “Essa iniciativa tem o objetivo de criar um vínculo, trazendo a referência do antes e do depois do lugar, tornando-os agentes multiplicadores do que vão ver e encontrar lá”, ressaltou.

As prospecções (escavações) estão sendo realizadas no solo e na parede dos 1.200 metros quadrados onde estão situados os casarões. Além da sondagem no local, a equipe de canto está fazendo o levantamento topográfico do material encontrado e observando os aspectos construtivos dos casarões construídos entre as décadas de 20 e 30.

Secom JP 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Presidente do TJ diz que Paraíba ‘ganhou’ com decisão que mantém Lei do Gabarito

em João Pessoa - 15/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x