João Pessoa, 07 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ESTAÇÃO CIÊNCIA

Lucy Alves, Fábio Zanon e Orquestra Sinfônica de JP encerram festival

Comentários: 0
publicado em 07/12/2013 ás 11h43

 O I Festival Internacional de Música Clássica, que trouxe de forma inédita a João Pessoa artistas do mais alto panteão da música erudita mundial, acaba neste sábado (7) com um concerto no estacionamento da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

A recém-criada Orquestra Sinfônica de João Pessoa, sob a regência do maestro Laércio Diniz, se apresenta às 20h, privilegiando os compositores paraibanos e os clássicos da música: a abertura é com a ópera Carmem e o encerramento, com valsas de Strauss.

O evento é uma promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O renomado violonista Fabio Zanon, convidado solista, executará ao violão o Concerto de Aranjuez. Zanon já esteve na Filarmônica de Londres, celebrando o centenário de nascimento do compositor da obra, Joaquín Rodrigo, e tocou em teatros como o Royal Festival Hall e Wigmore Hall, em Londres, Carnegie Recital Hall, em Nova York, Sala Verdi, em Milão, Musikhalle, em Hamburgo, Ateneo, em Madri, e KKR, em Lucerna. Em 2014, estreia na China e Singapura.

Ele acaba de gravar um álbum com suas transcrições de Scarlatti, o Concierto de Homenaje, do compositor belga Jan van der Roost, ao lado da orquestra I Fiamminghi, além de dois CDs de flauta e violão, Tangos e Choros e Mountain Songs. Sua gravação da obra completa de Villa-Lobos, pelo selo americano Music Masters, já é considerada referência, e o CD Guitar Recital, pelo selo Naxos, foi escolhido pela publicação britânica Gramophone como o melhor de 1998.

A hora e a vez do talento paraibano – Para a seção que homenageia os grandes compositores da Paraíba, a atração é a cantora Lucy Alves, destaque do programa The Voice Brasil. Multi-instrumentista talentosa desde os 4 anos de idade, bela e com marcante presença de palco, Lucy ascendeu chamando a atenção de grandes nomes da música em parcerias no palco e estúdio.

Ela já gravou e tocou ao lado de Dominguinhos, Marinês, Pinto do Acordeon, Sivuca, Quinteto Violado e Oswaldinho do Acordeon.

Atualmente faz parte da banda de Alceu Valença e faz shows pelo Brasil, participando de projetos como o “Pixinguinha” (com o grupo Chorisso) e do Clã Brasil, grupo de Meninas Forrozeiras de raiz que a projetou nacionalmente.

Natural de João Pessoa, Lucy canta, compõe e toca sanfona, bandolim, escaleta e baixo nos seus shows. Ingressou no mundo da música tocando no Projeto Formiguinhas e violino, na Orquestra Infantil da Paraíba e Camerata Izabel Burity até os 15 anos. Desde 2005 faz parte do Clã Brasil, com o qual tem seis álbuns e dois DVDs gravados.

Nova orquestra para novas pretensões – Com a criação da Orquestra Sinfônica de João Pessoa, a capital paraibana almeja atingir outro status cultural.

“É um projeto para mudar um pensamento coletivo”, diz o maestro Laércio Sinhorelli Diniz. “As pessoas, de maneira geral, têm a ideia de que a música clássica é inacessível: vamos mostrar que não é assim”, aposta.

Diniz estudou violino e ganhou, em 1987, uma bolsa para estudar na Alemanha. Como regente, estreou no exterior comandando a Bachiana Chamber Orchestra, em concerto no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck no Lincoln Center, na mesma Big Apple. Também assumiu a regência da holandesa New Netherlands Orchestra.

Em junho de 2012, gravou na Lituânia com a Lithuanian National Symphony Orchestra o CD Saudades do Brasil, com obras de Villa-Lobos, Milhaud e Florent Schmit.


Secom JP

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Presidente do TJ diz que Paraíba ‘ganhou’ com decisão que mantém Lei do Gabarito

em João Pessoa - 15/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x