João Pessoa, 08 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM JOÃO PESSOA

Praias da Capital ganham sinalização sobre balneabilidade

Comentários: 0
publicado em 08/12/2013 ás 11h04

 A Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) iniciou, na manhã da sexta-feira (6), na praia de Cabo Branco, em João Pessoa, a instalação de placas indicativas para informar aos usuários e turistas as condições de balneabilidade da água.

Durante a solenidade, foram distribuídas sacolas retornáveis com slogan “Antes de entrar no mar, verifique se a praia está própria!”, para incentivar os banhistas a verificar, através do site da Sudema (www.sudema.pb.gov.br) e das placas indicativas, se a praia está própria para o banho e atividades esportivas aquáticas. As sacolas também têm como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter as praias limpas.

A medida atende à orientação da 2a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital, que promoveu em maio deste ano uma audiência com o órgão para discutir o assunto.

Outras placas serão instaladas, prioritariamente, nas praias urbanas da capital: Bessa 1 e 2, Tambaú, Manaíra, Praia do Sol, Seixas, Penha e Gramame, ainda neste verão. Segundo o diretor técnico da Sudema, Ieure Rolim, a medida será estendida às demais praias do litoral paraibano até o final de 2014, sendo que as ações serão iniciadas primeiramente nas praias de Intermares, Poço, Camboinha, Formosa, todas em Cabedelo e depois, nas praias do Litoral Sul.

As placas indicativas foram confeccionadas em português e inglês e em duas cores: vermelha para indicar que a praia está imprópria para o banho e atividades esportivas aquáticas e verde, indicando que ela é apropriada. A abrangência equivale a 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do local onde a placa foi instalada.

De acordo com o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, o objetivo da promotoria é garantir ao cidadão paraibano e aos turistas o direito ao acesso à informação sobre a qualidade das águas das praias. “A solução conciliada e harmônica entre a Sudema e a 2a Promotoria do Meio Ambiente e do Patrimônio Social, como forma de resolução do inquérito civil público, deveria ser observada e repetida pelos demais órgãos dos poderes públicos, uma vez que essa modalidade de resolução consolida a imediatidade e o respeito aos direitos do cidadão e ao cumprimento das normas legais vigentes”, disse.

Segundo informações da superintendente da Sudema, Laura Farias, são 43 placas indicativas com nova programação visual que facilita a interpretação para os banhistas. Além disso, serão instalados em quatro pontos da orla totens com mapeamento explicativo onde são realizados o monitoramento das águas. Os totens serão fixados no final da Avenida Epitácio Pessoa, no final da Avenida Ruy Carneiro e na Calçadinha do Bessa.

Assessoria do MPPB

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Presidente do TJ diz que Paraíba ‘ganhou’ com decisão que mantém Lei do Gabarito

em João Pessoa - 15/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x