João Pessoa, 11 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ATÉ 2016

Governo deve adiar exigência de ABS e air bag em carros novos

Comentários: 0
publicado em 11/12/2013 às 16h10

 O governo deve decidir na próxima semana adiar a aplicação da regra que obriga as montadoras do País a instalar freios ABS e air bag em todos os carro novos, disse nesta quarta-feira (11) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. De acordo com a lei vigente, a partir de 2014 os veículos produzidos no País devem sair de fábrica com esses equipamentos de segurança.

Porém, temendo efeitos sobre os preços dos veículos e uma possível queda de vendas, o governo está inclinado a dividir o percentual restante em até dois anos. Após anunciar a prorrogação do programa de incentivo à compra de bens de capital conhecido como PSI até o final de 2014, Mantega disse estar "preocupado" com o impacto das novas regras de segurança no preço dos carros.

— Estamos preocupados com o impacto disso no preço dos carros. Isso eleva o valor do veículo de R$ 1.000 a R$ 1.500. Estamos estudando o que fazer (…) Possivelmente, nós vamos adiar a entrada em vigor. Hoje 60% dos veículos (que saem de fábrica) já têm [ABS e air bag]. Provavelmente vamos diferir isso em um ou dois anos. Ainda não fechamos a proposta. Vamos fechar na terça-feira que vem.

A indústria de veículos pode encerrar 2013 com a primeira queda de vendas em dez anos. No acumulado de vendas de janeiro a novembro, os licenciamentos apontam para queda de 0,8%, diante de menor oferta de crédito pelos bancos e crescimento econômico fraco.

R7

Leia Também