João Pessoa, 03 de janeiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BUSCAS

Indonésia encontra grandes partes do avião da AirAsia

Comentários: 0
publicado em 03/01/2015 às 10h02

Duas partes significativas do Airbus A320-200, da AirAsia, que caiu no último domingo no mar de Java foram encontradas, informou neste sábado o chefe da agência nacional de buscas da Indonésia, Bambang Soelistyo. O maior destroço mede cerca de 10 metros por 5 metros e o outro 7 por 0,5 metro. "Encontramos uma mancha de combustível e dois grandes destroços. Temos certeza que são da aeronave da AirAsia que procuramos", disse Soelistyo durante uma coletiva de imprensa em Jacarta. No sétimo dia de operações feitas pela Indonésia com a ajuda de vários outros países, foram recuperados também 30 corpos de vítimas entre as 162 pessoas que viajavam a bordo do avião.

"Enquanto eu falo com vocês um ROV (veículo submarino por controle remoto) está imergindo para obter imagens reais dos objetos detectados no fundo do mar. Eles se encontram a uma profundidade de aproximadamente 30 metros", completou.

Um porta-voz do ministério dos Transportes indonésio afirmou neste sábado em um comunicado que a AirAsia não contava com a autorização para voar no corredor Surabaya-Singapura no domingo, e que não solicitou a mudança no plano de voo. "O Airbus voou no corredor aéreo em um horário em que a companhia não tinha autorização", declarou o diretor-geral de transportes aéreos, Djoko Murjatmodjo. "Infrigiu a permissão de voo dado, o horário autorizado, e isso é um problema", explicou.

O piloto do avião da AirAsia pediu para ganhar altitude na tentativa de evitar as tempestades, mas não recebeu imediatamente a autorização por causa do intenso tráfego aéreo que havia no momento. Pouco depois, a aeronave desapareceu do radar.

Buscas – Uma forte corrente marinha dificulta, no momento, o trabalho do veículo submarino automático. O mau tempo registrado nos últimos dias tem atrapalhado a busca dos corpos e da fuselagem do Airbus A320-200, que caiu no mar durante uma tempestade.

As autoridades enviaram mergulhadores para onde foram encontrados os destroços e tentarão encontrar mais corpos. "Neste sábado, a principal tarefa é encontrar e retirar (os corpos) das vítimas", disse Soelistyo. As tarefas de busca contam com 29 barcos e 17 aviões.

A Rússia enviou dezenas de mergulhadores para ajudar, assim como dois aviões, um deles anfíbio, detalhou Soelistyo. Os familiares das vítimas se preparavam neste sábado para novos enterros em Surabaya, de onde partiu o Airbus. Nessa cidade foi instalado um centro de crise para a identificação dos corpos.

Veja

Leia Também