João Pessoa, 07 de junho de 2018 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Uma cafeteria na cidade de Jeonju, na Coreia do Sul, passou a servir cafés com a imagem do líder norte-coreano Kim Jong-un desenhada nas espumas de leite.
Os clientes podem apreciar um café com a imagem sorridente de Jong-un de quando se reuniu com o presidente sul-coreano Moon Jae-in em abril. Até então, a imagem do líder da Coreia do Norte sempre esteve associada no Sul a testes de mísseis, ameaças nucleares e destruição implacável de oponentes.
O dono do estabelecimento, Kim Jeong-il, que por coincidência tem o mesmo nome do pai de Jong-un, diz ter sido inspirado pela histórica cúpula de abril, quando os dois líderes comprometeram a assinar um acordo de paz. “Fiquei impressionado”, disse.
Jeong-il diz que alguns clientes contrários ao comunismo reclamaram de seu café temático, mas que no geral a resposta tem sido positiva. Segundo ele, cerca de 20 pessoas procuram por esse café por dia.
Poucas empresas parecem estar dispostas a correr o risco de usar a imagem de Kim. No passado, a Coreia do Sul bloqueou alguns sites, deteve e até processou cidadãos sob uma lei de segurança que proíbe “elogiar, encorajar ou propagar” entidades norte-coreanas.
G1
"INCLUSÃO DIGITAL" - 03/11/2025