João Pessoa, 02 de março de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Nordeste dos EUA

Tempestade provoca enchentes e cancelamentos

Comentários: 0
publicado em 02/03/2018 às 19h10
atualizado em 02/03/2018 às 16h55
Pessoa caminha em rua de Boston com barreiras contra enchentes (Foto: Scott Malone/Reuters)

Uma tempestade com ventos intensos atingiu nesta sexta-feira (2) a costa leste dos Estados Unidos, do estado do Maine até a Virgínia. Mais de 2.600 voos dos EUA foram cancelados. Mais de um milhão de casas e empresas ficaram sem energia no nordeste e no meio-oeste. Em Boston, no Massachusetts, houve enchentes e as autoridades pediram que os moradores do litoral deixassem as suas casas.

Pontos comerciais da cidade foram cercados de barreiras e sacos de areia contra enchentes. Mesmo assim, a água do mar invadiu algumas ruas litorâneas da cidade. A primeira enchente costeira ocorreu em um momento de maré muito alta, pouco depois das 11h do horário local.

“É uma loucura. Imagino que seja a elevação dos mares em ação”, disse Bob Flynn, de 38 anos, que saiu do trabalho no Museu Infantil de Boston para observar a passarela parcialmente submersa ao longo do Canal Fort Point.

Autoridades alertaram que os ventos fortes vindos do oceano podem manter as águas elevadas e representar um risco ainda maior de enchentes nas próximas duas marés altas, previstas para a meia-noite e o meio-dia locais. Elas pediram aos moradores dos subúrbios litorâneos de Boston que deixem suas casas durante os alagamentos matinais a não voltem até a tempestade ter passado.

Rajadas de vento de quase 113 km/h derrubaram árvores e linhas de transmissão, contribuindo para os blecautes, e empurraram a água terra adentro, provocando enchentes.

“Os ventos continuarão a aumentar e os mares continuarão a subir vez mais nos próximos três ciclos de maré alta”, disse Bill Simpson, meteorologista do Serviço Nacional do Clima em Taunton, Massachusetts.

Transporte

O clima também dificultou os transportes. De acordo com o site de monitoramento Flightaware.com, mais de um quarto dos voos de e para os dois outros maiores aeroportos nova-iorquinos e o aeroporto de Boston foram cancelados.

A torre de controle do Aeroporto Internacional Dulles, nos arredores de Washington, foi esvaziada momentaneamente devido aos ventos perigosamente fortes.

O aeroporto de LaGuardia, em Nova York, suspendeu todas as chegadas e partidas por causa dos ventos intensos na tarde desta sexta-feira.

A operadora de trens Amtrak suspendeu o serviço entre Nova York, Boston e Washington.

G1

Leia Também