João Pessoa, 30 de dezembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
especial de ano novo

2018: Metas podem ajudar a realizar projetos no ano que se inicia

Comentários: 0
publicado em 30/12/2017 ás 12h02
atualizado em 30/12/2017 ás 17h01
(Foto: reprodução)

Fim de ano é o momento das retrospectivas. O que deu certo, o que precisava ser feito, o que não foi tão bom assim. Tudo é analisado.  Mas é também em dezembro que as pessoas costumam reorganizar as expectativas que não foram alcançadas e tentar encaixá-las no ano que ainda vai se iniciar.

Em 2017, a auxiliar de faturamento Lirena Oliveira fez alguns projetos. Uma de suas metas foi estudar para concurso público e realizar a prova em outros estados. Infelizmente, ela não conseguiu.  “Não deu porque precisava toda uma organização do tempo, e eu teria que saber lidar com contratempos que sempre aparecem. Essa minha meta falhou”, conta ela.

Apesar da frustração, Lirena está animada para os planos em 2018. “Quero fazer cursinho, juntar dinheiro, planejar meu cronograma de estudo para passar no concurso. Depois que passar, quero fazer o Enem, passar na faculdade de Direito ou Psicologia, tirar minha habilitação, e ter meu apartamento”, detalha.

Psicóloga Simone Torquato

Nesse processo de evidenciar os desejos podem surgir listas, promessas, e agendas para reforçar o foco. Segundo a psicóloga Simone Torquato, tudo que facilite o planejamento vai ajudar para chegar ao projeto final. “O planejamento é principalmente para não desperdiçar tempo e ter foco”, explica.

Para começar, a psicóloga conta que é importante definir as prioridades. Para isso, é importante ter um ‘objetivo geral’, que seria o projeto a longo prazo que também direciona as pequenas metas que vão ser trabalhadas ao longo do ano. Essas pequenas metas demandam prazos menores e quando cumpridas, chegam ao propósito maior.

Simone dá dicas. “Você vai analisar o que vai precisar fazer durante o ano. Se vai ter que aumentar renda, se vai ter que diminuir gastos durante o mês, se vai ter que se matricular em um curso… São vários passos que vão ser realizados durante o período para alcançar uma meta”, conta.

Cronograma     

A psicóloga conta que as listas e os passos definidos não são suficientes. Estabelecer um prazo para cada meta é fundamental. “Não dá para colocar um monte de ideias, ficar tudo fantasiado, muito bonito e não ter um prazo realista”, garante.

Quem já está seguindo as dicas é o engenheiro químico Romário Ewerton. Focado, Romário já encontrou até um método. “Eu comecei a focar em três áreas: pessoal, profissional e financeiro. Quero que as metas sejam específicas, tenham prazo e sentido para minha vida”, detalha.

Escrever listas pode ajudar, segundo Simone. Mas a psicóloga alerta que a lista deve ficar acessível, para que sempre que possível, a pessoa confira se está realmente acompanhando o propósito.

Necessidade

Esse ano a dona de casa Dione Nóbrega não focou nos projetos, mas em 2018, ela garante que vai ser diferente. “Eu percebi que sem metas e sem organização a gente não consegue fazer nada. Vou tentar reformar minha casa no ano que vem. Tô pensando em criar uma agendinha e escrever, para alcançar todas as minhas metas”.

A agendinha pode ser boa, mas segundo a psicóloga, a maior motivação para quem deseja alcançar os objetivos traçados é a necessidade. Para Simone, as pessoas costumam seguir os planos quando realmente precisam deles de alguma forma.

“Se você traça um objetivo que para você parece muito bonito, mas não é muito necessário, nem muito importante, você acaba se dispersando. A necessidade faz a motivação”, reforça.

Caroline Queiroz – MaisPB