João Pessoa, 23 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Três educadores da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) estão concorrendo ao Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
A 10ª edição do prêmio vai oferecer R$ 255 mil e tem seis categorias e três etapas de avaliação: a estadual, com 162 vencedores; a regional, com 30, e a nacional, com seis.
Além disso, os professores vencedores vão ganhar viagens pelo Brasil e exterior e as escolas onde os projetos foram desenvolvidos serão contempladas com equipamentos de informática e materiais para aulas de atletismo.
Os docentes desenvolveram projetos de incentivo à leitura e respeito à diversidade.
A professora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro dos Funcionários, Lindalva Nunes Gouveia trabalhou para alunos do Ensino Fundamental II um projeto voltado à diversidade, tendo como base os pensamentos do antropólogo Darcy Ribeiro.
“Esse projeto foi desenvolvido em parceria com os alunos Renato Santos da Rocha e Vanessa Tavares, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal da Paraíba”, agradeceu a professora.
O projeto venceu a etapa estadual e está entre os concorrentes da etapa regional do prêmio. Outro trabalho representante da rede municipal da PMJP que também está na disputa regional é o projeto de contação de histórias.
Voltado para os alunos do ensino infantil, a autora do projeto, Kiara Cavalcante, explicou que o trabalho buscou o desenvolvimento das crianças do berçário a conhecer novas palavras e desenvolver o sistema cognitivo a partir da participação nas atividades.
“Trabalhei com elas a dramatização das histórias, através de bonecos, materiais lúdicos. A gente trabalhou com histórias de escritores da nossa literatura, como Machado de Assis, e também eu criei as minhas próprias histórias a partir de temas trabalhados na creche. Então, a gente percebeu que as crianças melhoraram a oralidade, percepção de cores, formas e o vocabulário”, explicou.
Ela ensina há quatro anos no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Renato Lucena Nóbrega, no Varadouro.
Outro projeto da rede municipal que concorreu ao Prêmio é o desenvolvido pela professora de artes Amanda Caline da Silva, na Escola Municipal Antonia do Socorro da Silva Machado, no Paratibe. O trabalho abordou a questão da identidade a partir dos tipos de cabelo e foi contemplado na categoria destaque.
MaisPB
CRISE NO PSB - 19/09/2025