João Pessoa, 19 de outubro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O vereador Márcio Melo (PSDC), vice-presidente da Câmara de Campina Grande, fez requerimento ontem, quarta-feira (18), pedindo tropas federais na cidade, alegando insegurança. A solicitação de mais segurança também tem sido feita pela Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Campina. A CDL já emitiu nota reclamando dos arrombamentos noturnos nas lojas do Centro e, nesta quinta-feira (19), solicitou reunião com os órgãos de segurança do estado.
A questão gerou polêmica na Assembleia Legislativa (ALPB), a deputado Estela Bezerra (PSB) criticou o vereador e argumentou que a iniciativa privada deve também se preparar para ajudar na segurança de suas lojas. Para Estela, o vereador expressa um pensamento autoritário, muito mais do que uma preocupação com a segurança de Campina Grande.
Em relação aos arrombamentos noturnos, reclamados pela CDL, Estela argumentou que a Polícia precisa atuar na inteligência, mas os comerciantes também tem obrigação de produzir segurança para os seus próprios negócios. “Não é obrigação da Polícia. Não é uma obrigação da Polícia proteger os negócios. É uma obrigação da Polícia proteger a sociedade, tanto é que banco tem que ter segurança e comércio tem que desenvolver sistemas de segurança compartilhados para poder contribuir com a Segurança”, frisou.
A deputada sinalizou que hoje se tem vivido um momento com vários sinais de autoritarismo. “A idéia de que o Exercito e as Forças Armadas vão ocupar uma função civil, é uma ideia vigente de quem está construindo a possibilidade, a seqüência de um golpe. Um golpe que primeiro destituiu nosso direito de votar, nossa soberania popular, e agora busca fazer com que as instituições percam a credibilidade total e que o Exército seja o salvador da pátria. Então, o que nós estamos vivendo aqui não uma questão isolada, de um vereador preocupado com Campina Grande, provavelmente ele não está preocupado com Campina, ele não sabe o que é uma cidade ser ocupada pelas forças armadas”.
Novos policiais
A deputada afirmou que “nunca ninguém tratou a segurança pública com a seriedade que o governador tem tratado” e garantiu que do ponto de vista do investimento dos equipamentos o governo encontrou uma Polícia com armamento defasado em relação às armas utilizadas pelo crime organizado. “Agora nós temos na Paraíba uma Polícia aguerrida que, inclusive, desmontou máfias que estavam atuando no estado. Tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar, tem agido corretamente e as cidades que mais têm investimento são a Capital e Campina Grande”, frisou.
Em relação a contratação de novos policiais, Estela lembrou que o governador mandou Projeto de Lei para ampliar o concurso público em mais 4 mil policias para reforçar a ação administrativa e de rua.
CDL
A Câmara de Diretores Lojistas emitiu nota nesta quinta reclamando a falta de segurança pública. Para o órgão, o problema tem se agravado a cada dia no comércio de Campina e os bandidos estão provocando uma verdadeira onda de terror entre a classe empresarial. A CDL está convidado lojistas para participar de reunião com representantes de órgãos de segurança pública do Estado a fim de encontrar soluções para o problema. A reunião será na CDL de Campina, a partir das 14h. Confirmaram presença o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Cel. Lamark Victor, e do Delegado Regional da Polícia Civil em Campina Grande, Dr. Iasley de Almeida.
Assista Vídeo:
Paulo Dantas e Bruno Lira – MaisPB
CRISE NO PSB - 19/09/2025