João Pessoa, 12 de setembro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
transposição

AL participa da abertura de Barragem em PE

Comentários:
publicado em 12/09/2017 às 08h38
atualizado em 12/09/2017 às 06h20
A- A+

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através do deputado Jeová Campos, participou, nesta segunda-feira (11), da abertura das comportas do reservatório de Tucutu, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. A ação faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) e deve trazer as águas da transposição à Paraíba até abril do próximo ano.

Para o deputado Jeová Campos, a retomada das obras do Eixo Norte da transposição é um momento simbólico e demonstra o empenho do Legislativo. “Nós que tantos pedimos, cobramos e esperamos, hoje podemos ver o que está acontecendo na prática. A partir de agora, as águas seguirão o curso normal da obra que, em breve, possibilitará a inauguração da estação de bombeamento número dois e três, que são estações imprescindíveis para que a água chegue a Engenheiro Ávidos e, finalmente, no meu sertão paraibano”, comemorou o parlamentar.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, e o executivo Deusdete Queiroga, também participaram da visita. “Esse foi o início do Eixo Norte do São Francisco. Foi importante testemunhar esse momento. Depois da estação EB2, fica dependendo só de mais uma estação de bombeamento para que as águas do Eixo Norte possam chegar a Paraíba”, explicou o secretário João Azevêdo.

O acionamento das bombas na EBV1 foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, presidente do Senado, senador Eunício Oliveira, e  autoridades do Estado do Ceará.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, a expectativa é que a partir do primeiro trimestre de 2018 às águas do São Francisco cheguem à Paraíba. Quando concluído, o Eixo Norte da Transposição deverá beneficiar 7,1 milhões de pessoas, de 223 cidades nordestinas.

MaisPB

MaisTV

Paraibanos relatam prejuízos com a alta da inflação

alimentos caros - 16/10/2021

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas