João Pessoa, 14 de agosto de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Unimed JP vai realizar ‘oficina de papinhas’

Comentários: 0
publicado em 14/08/2017 às 13h42
atualizado em 14/08/2017 às 10h44

Para orientar os pais nesse tarefa de alimentar o bebê, a partir dos seis meses, a Unimed João Pessoa vai realizar mais uma Oficina de Papinhas. A próxima edição acontece no dia 28, das 14h às 17h, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados.  A atividade. organizada pelo Grupo Mãe e Bebê, uma das iniciativas de promoção da saúde da Cooperativa, é exclusiva para clientes gestantes ou com filhos pequenos.

A alimentação adequada é requisito essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável da criança, principalmente nos primeiros meses e anos de vida. Muitos pais, no entanto, se sentem inseguros sobre vários aspectos da nutrição do bebê, como por exemplo, se o aleitamento materno exclusivo é mesmo suficiente até os seis meses de vida e qual o período ideal para introduzir outros alimentos.

A nutricionista Paula Bacalhau, que integra o Grupo Mãe e Bebê – programa da Unimed JP que orienta clientes sobre gestação saudável e cuidados com o recém-nascido-, enfatiza que o leite materno é imprescindível para a saúde da criança nos primeiros seis meses. “O leite é o alimento completo, fornecendo inclusive água, isento de contaminação e perfeitamente adaptável ao metabolismo da criança”, afirma a especialista.

Nessa fase, os pais devem ficar atentos: introduzir outros alimentos antes dos seis meses traz inúmeras desvantagens para o bebê. Segundo Paula Bacalhau, essa antecipação da introdução alimentar, pode reduzir a duração do aleitamento materno e prejudicar a absorção de nutrientes existentes no leite materno, como ferro e zinco.

Comidinhas complementares

Já a partir dos seis meses de vida, o organismo da criança está preparado para receber alimentos além do leite. ” É preciso iniciar a introdução de alimentos complementares de forma lenta e gradual, para suprir as necessidades nutricionais do bebê”, diz  a nutricionista Paula Bacalhau. Mas, atenção: o leite materno deve ser mantido até os dois anos de idade ou mais, se possível, pois continua sendo uma fonte importante de calorias e nutrientes, e protege os pequenos contra enfermidades.

Os pais devem começar com os alimentos pastosos (papas e purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.”A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares”, explica a nutricionista Paula Bacalhau.

Os primeiros alimentos podem ser cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes, introduzidos três vezes ao dia – se a criança receber leite materno – ou cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.

As inscrições para participar da oficina podem ser feitas até o dia 24. As interessadas podem se inscrever pelo Portal da Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), por telefone (3506-8600 e 3506-8700) e presencialmente no Viver Melhor (Avenida Piauí, nº 445, Bairro dos Estados). Mas, atenção: as vagas são limitadas.

MaisPB

Leia Também