João Pessoa, 10 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou na manhã desta segunda-feira (10) o programa ‘Chega Junto’, que pretende reinserir na sociedade moradores de rua e usuários de drogas. O local onde o projeto será colocado em prática fica no Parque Portal do Sol.
O prefeito Luciano Cartaxo (PSD) esteve presente na inauguração, e destacou o programa. “As pessoas vão ter a oportunidade de ter um lar, ter uma moradia, viver com dignidade”, comentou. Os participantes também terão acesso a cursos profissionalizantes, que vão dar direito a uma bolsa de R$ 300.
“Não estamos tratando apenas de um usuário de drogas, estamos tratando um ser humano que merece toda atenção da nossa cidade”, disse Cartaxo.
A ação terá o suporte de 10 secretarias que vão trabalhar em conjunto, e Cartaxo garante “nós estamos enfrentando dando oportunidade, alimentação, moradia e toda condição de ter resultados para melhorar suas vidas”.
Inicialmente, o programa vai abrigar cerca de 30 pessoas, mas o plano é que com o tempo, esse número aumente, podendo chegar até 100 pessoas. Cartaxo explicou: “é um processo diário, permanente (…), vamos retirando as pessoas da rua com diálogo, com entendimento”.
Dormitório dos participantes do projeto
Segundo secretário da Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim, o grande diferencial desse projeto é que a abordagem feita garante dignidade, que é o grande foco. “Nós vamos chegar, conquistá-los, oferecer moradia, alimentação, capacitação profissional, pra que eles enxerguem que existe outro caminho, outras opções de vida”, disse.
João Pessoa é uma das 12 cidades do país que está colocando o projeto em prática, sendo o Governo Federal apenas parceiro. De acordo com secretário, das 12 cidades, João pessoa é a única que está tocando direto esse projeto, pois a ideia foi priorizada pelo prefeito.
A expectativa quanto ao projeto é otimista: “Eu tenho certeza que nós vamos resgatar e vamos fazer com que essas pessoas tenham oportunidade no mercado de trabalho, e passem a ter condição humana de sustentar suas famílias”, disse Cartaxo.
Caroline Queiroz – MaisPB
SUCESSÃO - 04/08/2025