João Pessoa, 06 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
debate

Seminário discute conjuntura nacional e desenvolvimento

Comentários: 0
publicado em 06/07/2017 às 12h26
atualizado em 06/07/2017 às 11h33

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), realiza nesta quinta-feira (6) o seminário “Conjuntura Nacional, Participação Social e Políticas de Desenvolvimento”. O evento, que também conta com a participação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), acontece a partir das 14h, no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó.

O seminário é aberto ao público e reunirá debatedores da Confederação Nacional dos Bispos da Brasil (CNBB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento dos Sem Terra (MST), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e outros convidados do Mestrado em Desenvolvimento Regional (MDR). O professor Cidoval Morais, um dos organizadores do seminário, explica que não é preciso fazer inscrição prévia e os interessados podem confirmar presença no dia do evento.

A proposta que é os palestrantes aproveitem o momento para fazerem um diagnóstico da conjuntura nacional, abordando propostas e alternativas para o enfrentamento de temas complexos que afetam a vida dos brasileiros, principalmente, das populações localizadas no semiárido. Essa temática tem movimentado a Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UEPB. No último mês de maio, o programa realizou o seminário “Conjuntura Nacional, Incerteza Institucional e Desenvolvimento Regional”, marcado por palestras e debates em torno da atual conjuntura nacional e os reflexos na educação e no desenvolvimento da região.

O Mestrado em Desenvolvimento Regional foi credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2008 e tem contribuído para o desenvolvimento do Estado e da região Nordeste como um todo, especialmente acerca das questões mais críticas que têm sido apresentadas, como a gestão dos recursos hídricos, políticas púbicas de desenvolvimento, turismo, cultura e a administração do saneamento e dos resíduos sólidos nas pequenas cidades.

Leia Também