João Pessoa, 22 de maio de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Nomeado em 8 de março deste ano, pelo Papa Francisco, Dom Manoel Delson tomou posse no último sábado (27 de maio) como novo Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, cuja área de atuação, além das Paróquias da Grande João Pessoa, compreende também as do Agreste, do Vale do Mamanguape e da Várzea paraibana.
A dimensão da saudade que o novo Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba deixa nos campinenses como Bispo de Campina Grande tem, de outro lado, a mesma intensidade do acolhimento com que “suas novas ovelhas” abraçam-no e o saúdam, dizendo-lhe “bem vindo, Dom Manoel Delson”! E assim o fazemos pelo conhecimento e pela consciência que temos da proficuidade de toda sua ação como mensageiro de Cristo, tanto no Bispado de Campina Grande como anteriormente.
À época dos arcebispados de Dom José Maria Pires e de Dom Marcelo Carvalheira tivemos a privilegiada oportunidade de integrar o Conselho de Assuntos Econômicos da Arquidiocese da Paraíba, obviamente com a missão de contribuir com a administração arquidiocesana. E então podemos estimar quão numerosas e complexas são as atividades de um Arcebispo, como o da Paraíba, porquanto além da missão própria de oferecer o alimento espiritual para seu povo (“o povo de Deus”), tem de conciliar as respectivas ações (e encontrar tempo) com a de fazer a gestão da própria Arquidiocese, aí envolvendo as preocupações de ordem administrativo-econômica para poder dar sustentabilidade ao funcionamento de sua estrutura organizacional.
Mas, nestes escritos de boas vindas ao novo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, não podemos deixar de também registrar – e agradecer – como católico integrante desta Arquidiocese, a especialíssima atuação de Dom Genival Saraiva de França que pelo Papa Francisco foi designado para a função de Administrador desta Arquidiocese neste intervalo de tempo em que aguardávamos o assunção do novo Arcebispo. Ressalte-se, sobretudo, a simplicidade e discrição de seu cotidiano!
E nos parece pertinente terminarmos estes escritos com as palavras do novo Arcebispo, ainda quando foi anunciado o eleito pelo Papa Francisco para esta nova missão: “Sei que o novo é sempre surpreendente. E vai ser mais uma nova oportunidade de servir à Igreja, em sua tríplice dimensão de ensinar, santificar e apascentar os que estão sob meus cuidados”!
BOLETIM DA REDAÇÃO - 26/09/2025