João Pessoa, 31 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Boa notícia para aposentados, pensionistas e servidores públicos é a redução do teto de juros para o crédito consignado. O anúncio, feito pelo governo nesta quinta-feira (30), indica redução também para operações realizadas no cartão de crédito. O líder Efraim Filho (PB) elogiou a medida e citou ainda a redução da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), medida que impacta diretamente os financiamentos do BNDES. “São decisões que vão impactar a vida das pessoas e das empresas, permitindo a tão esperada retomada do crescimento”, disse Efraim.
O decréscimo no teto de juros dos créditos consignados se deve à queda na taxa básica de juros nos últimos meses e, de acordo com o governo, trata-se da primeira redução desde a criação do teto em 2008. “A medida permitirá que os beneficiados trabalhem com uma modalidade mais barata de dívidas, além de possibilitar novas concessões. Isso desafogará um pouco a situação financeira de muitas famílias”, declarou o líder.
Quanto à TJLP, foi a primeira redução desde janeiro do ano passado. Ela passará de 7,5 % para 7%. O efeito é tornar o crédito mais barato para empresas. “Este corte na TJLP ajuda no equilíbrio fiscal e gera benefícios para macroeconomia, permitindo redução do risco e da inflação”, apontou Efraim.
O deputado lembrou que a retomada plena da economia demora, porque o PT destruiu as bases econômicas, gerando desemprego e desilusão a milhões de brasileiros. “Os estragos causados pela corrupção e pela má gestão do Partido dos Trabalhadores a frente do governo atingiram os pilares da economia. Leva tempo para sair do atoleiro e voltar a crescer”, concluiu o parlamentar da Paraíba.
MaisPB com Assessoria
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025