João Pessoa, 21 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Com o desemprego em alta e a falta de perspectivas para obtenção de renda, empreendedores têm aproveitado para lucrar em datas comemorativas, como a Páscoa. Contrariando o amargor do cenário econômico brasileiro, a produção e venda de doces têm mostrado a importância da originalidade e qualidade como pontos fundamentais para o sucesso dos negócios.
A analista técnica do Sebrae Paraíba, Marielza Rodrigues, destaca: inovação é fundamental para que os pequenos negócios possam sobreviver ao competitivo mercado, sobretudo quando se pensa no mercado de doces, que é dominado por multinacionais que acumulam cifras milionárias.
“As grandes marcas ganham nos preços, mas fazem tudo muito igual, a produção é em série.Os micro negócios inovam para competir a partir da exclusividade do produto e atendimento. Ele pode oferecer um chocolate gourmet, produtos personalizados, adaptando-o ao gosto de cada cliente. O atendimento diferenciado pode ser também um item altamente inovador, tais como entregas a domicílio, embalagem diferenciada, encomenda através das redes sociais, escolha dos ingredientes pelo cliente, entre outras inovações”.
Wellen Monteiro, da Doce Mania, é categórica: sem originalidade, o negócio não floresce. “É difícil competir com os ovos industrializados, mas tentamos sempre inovar. Além disso, tentamos não nos prender apenas ao tradicional ovo de páscoa, temos os ovos de colher como diferencial e os bolos personalizados”, disse a empreendedora, que espera um crescimento de 30% nas vendas desta Páscoa.
Ela destacou ainda que o empreendedorismo inovador tem se mostrado a principal via para burlar o cenário de recessão e desemprego do país. “No mercado há muitas áreas que a gente pode explorar. Sempre existe um ponto que precisa de inovação, de mais opções para o público, então acredito muito que empreender seja uma saída para nossa economia”, disse.
Além dos ovos e bolos decorados, há quem invista em produtos simples, do dia a dia, mas que são repaginados no período da Páscoa. Exemplo disso são os cookies da Doce Maria. A base do produto é um biscoito amanteigado, que recebe cores e sabores de acordo com o desejo do cliente. Deizimar da Silva, proprietária do negócio, revela que o segredo para ter boas vendas é investir em criatividade e sensibilidade sobre as demandas recebidas.
“Produzimos cookies para várias ocasiões. Na Páscoa investimos no tradicional coelhinho e cenoura, mas também damos outras possibilidades. Às vezes o cliente quer presentear um colega e, para fugir do óbvio, ele dá o cookie com o desenho que preferir. Também tem gente que não come chocolate, porque não pode ou porque não quer, então investe no cookie”, exemplificou a empreendedora, que espera um aumento de 25% nas vendas nesta época.
Deizimar destacou também a importância de uma boa divulgação nas redes sociais. Se propaganda é a alma do negócio, quando se fala em vendas de doces e guloseimas de Páscoa é preciso caprichar na apresentação dos produtos, defende a empreendedora.
“Atualmente a internet é o melhor e mais barato canal de divulgação e comercialização. O cliente quer comprar produtos bonitos, então sempre me preocupo em fazer uma foto de qualidade, tendo cuidado com o ambiente em que ela é feita e como é postada. Além disso, nas redes sociais é preciso sempre estar atenta para responder ao cliente rapidamente”.
Comércio virtual agiliza vendas
As redes sociais melhoraram as comunicações interpessoais, mas também se tornaram a “mão na roda” para quem quer empreender sem gastar muito, tendo em vista a facilidade de divulgação dos produtos. É preciso, entretanto, vender da maneira correta, uma vez que a má propaganda pode, na verdade, afastar clientes, alerta a analista técnica do Sebrae-PB, Marielza Rodrigues.
“A identidade visual da rede faz toda diferença. Logomarca, frases de efeito… Recomendamos também um Plano de Marketing para que a divulgação surta o efeito desejado”, destacou Marielza Rodrigues.
Para ajudar os empreendedores, o Sebrae Nacional lançou uma cartilha com dicas para quem quer investir em negócios na época da Páscoa. Um destes conselhos diz respeito exatamente à qualidade visual do produto. De acordo com a cartilha, é preciso ser sensorial, chamar a atenção e despertar o interesse do cliente em 30 segundos. Esse tempo é fundamental para fisgar o possível comprador.
Para isso, fotos profissionais podem ter maior qualidade, mas basta uma câmera de celular com ambiente e iluminação adequada para que o produto ganhe diversas curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais.
Especialista do Sebrae/PB dá dicas para empreendedores
Tomando todos os cuidados, é grande a chance do negócio vingar e mudar a realidade de quem empreende, conclui a analista técnica do Sebrae Paraíba, Marielza Rodrigues.
“Muitas vezes, a crise gera oportunidades. O empreendedor que conseguir enxergar essas oportunidades, terá sucesso. O grande cuidado é fazer um bom planejamento, correr riscos calculados para transformar uma boa ideia em negócio rentável. Para isso, é necessário fazer um plano de negócio bem estruturado e estudado”.
Beto Pessoa – MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025