João Pessoa, 07 de maio de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BOLÍVIA

VÍDEO: “Mãos bobas” de prefeito provocam repulsa

Comentários: 0
publicado em 07/05/2014 ás 16h10

 Um ato indecente do prefeito de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, foi repudiado pela população, por organizações feministas e jornalistas e também por políticos. Percy Fernández se preparava para conceder uma entrevista quando colocou a mão em cima da perna da repórter. Câmeras de televisão flagraram a mulher se esforçando para tirar a mão do prefeito, agarrada à sua perna. Após o embaraço, o prefeito ainda chamou a jornalista de “tacanha”.

Depois que as imagens foram divulgadas, uma deputada opositora entrou com uma denúncia contra o político por abuso, violência sexual e discriminação, o que poderia resultar uma pena de até quatro anos de prisão, conforme reportou o jornal espanhol El País. 

O representante do Ministério Público em Santa Cruz de la Sierra, Hernán Cabrera, solicitou ao Conselho Municipal que faça valer a lei de combate à violência contra a mulher. A legislação tipifica o ato de Fernández como “crime de assédio sexual, com o agravante de ter sido cometido por um funcionário público”. Cabrera solicitou ainda um exame da saúde mental do prefeito.


Reincidente
– Não é a primeira vez que o político de 75 anos, reeleito cinco vezes, assedia mulheres. Ele já passou a mão em uma conselheira que fazia um discurso em um evento público, beliscou uma secretária e tentou dar um beijo forçado na boca de uma funcionária municipal. Todos os abusos foram documentados, mas nenhum processo formal contra o prefeito foi movido até o momento.

A ministra da Justiça, Sandra Gutiérrez, disse ao portal boliviano Oxígeno que deixará “a justiça fazer o seu trabalho, sabendo que a denúncia está com a promotoria e que esta instância é que deverá determinar a sentença que (o político) merece.”

Veja

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x