João Pessoa, 22 de junho de 2016 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), decretou estado de emergência no trecho próximo a Falésia do Cabo Branco. A decisão foi publicada em edição especial do Semanário Municipal.
De acordo com a secretária de Planejamento da Capital, Daniela Bandeira, o prefeito optou pela emergência para que as medidas previstas para o local sejam aceleradas.
Para Daniela Bandeira, o prefeito da Capital, Lucano Cartaxo, está muito preocupado com a situação, principalmente, por causa do período de chuva, que tem provocado maior erosão na área.
“A gente vai ter incidência ali, não só pelo fatores provocados pelo homem, mais também do vento, da força do mar e agora com a drenagem mal feita da água da chuva que só vai apressar o processo erosivo. Diante desse processo todo de 14 meses solicitando o licenciamento ambiental, o prefeito optou pela declaração de emergência para que a gente possa adotar medidas que legalmente estão previstas para caso de calamidade. Vamos usar o que é possível a partir do reconhecimento da urgência pelo governo federal ”, destacou Daniela em entrevista ao programa 60 Minutos apresentado pelos jornalistas Heron Cid e Anderson Soares, na Rádio Arapuan FM.
Nesta quarta-feira o Ministério Público da Paraíba mediou uma reunião entre o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para tratar do assunto.
Se chegou ao consenso de que serão realizadas reuniões periódicas com a participação de técnicas da 1ª Promotoria do Meio Ambiente, da Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan) e da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para a tomada de medidas administrativas necessárias ao licenciamento das atividades de contenção da falésia.
Roberto Targino – MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 16/12/2025