João Pessoa, 21 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Com o intuito de sensibilizar e atrair a população para participar das ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegpti, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participa neste sábado (21) e domingo (22) de um ‘faxinaço’ em bairros de João Pessoa. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde.
Na manhã deste sábado (21), a ação aconteceu no bairro de Gramame e contou com a participação de representantes da SES (Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, Gerência Operacional de Vigilância Ambiental e 1ª Gerência Regional de Saúde), do Secretário Adjunto da Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, André Bonifácio, de técnicos das Salas de Situação Estadual e Nacional, representantes de órgãos públicos municipais, profissionais de saúde, Agentes Comunitários de Saúde, professores, líderes comunitários, além da equipe do Ministério da Saúde.
A abertura da ação contou com as apresentações do palhaço Risadinha, DJ Mapa, Graffiti Crew’Olinas, grupo cultura popular Evote, grupo de dança de rua Coletivo Gang Gangrena e Maracatu Nação Pé de Elefante. No local, ainda foram distribuídos algodão doce, cachorro quente e água para a comunidade.
A SES distribuiu 350 kits de trabalho (camisetas, bonés, bolsas, repelentes) para dar suporte aos agentes de endemias que vão trabalhar diretamente na ação. Os agentes passam em grupos, casa a casa, juntamente com outros profissionais, repassando panfletos educativos e orientações gerais sobre como prevenir o surgimento de criadouros do mosquito e como eliminar os já existentes.
Dando continuidade a ação, no domingo, as atividades serão no Renascer, iniciando às 9h30. O ‘faxinaço’ será realizado no dia 25 de maio em Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, Sapé e João Pessoa. Já no dia 30 deste mês, o evento acontece em Mamanguape.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 03/07/2025