João Pessoa, 27 de maio de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Com o objetivo de levar informações aos cidadãos que, atualmente, vivem em estado de vulnerabilidade social, a Secretaria de Bem Estar Social de Alhandra realizará, através do Programa Bolsa Família – PBF, a partir do mês de junho, ações educativas nas comunidades com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância do Cadastro Único para o recebimento de benefícios por parte do PBF do município.
Atualmente, a cidade de Alhandra tem 5.112 famílias inscritas no Cadastro Único, das quais, 3.100 já são beneficiárias do programa. Segundo o coordenador do PBF de Alhandra, Tom-K Martins, esses números representam um aumento de 20% em comparação aos resultados obtidos em 2013. “Estamos tendo resultados expressivos quanto ao número de cidadãos acolhidos com o programa”, destaca Tom-K, lembrando que até o final do mês de junho serão entregues mais 56 cartões para novos beneficiados.
Nas ações realizadas em junho, serão feitas visitas nas casas dos moradores das comunidades da zona urbana e rural do município e realizadas palestras e panfletagem sobre o Cadastro Único e a importância dele para o recebimento do benefício. As equipes do PBF realizarão o cadastramento das famílias durante as visitas. Para a secretária de Bem Estar Social, Nadjane Almeida, essa ação foi pensada como forma de levar, às famílias consideradas em estado de vulnerabilidade social, acesso a informação. “Existem muitos casos de famílias que têm o direito de receber a ajuda do governo e não estão recebendo por não saberem qual órgão devem procurar e qual o processo realizado para começarem receber o benefício”, disse Nadjane.
A cidade de Alhandra tem se destacado quanto às relações de condicionalidades exigidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social. No acompanhamento da saúde das famílias beneficiadas, o PBF do município atingiu 89,49%, percentual equivalente a 2.452 famílias de um total de 2.740 que possuíam o perfil para acompanhamento da área de saúde do município. Esse resultado colocou a cidade de Alhandra em destaque de meta das cidades do litoral sul.
Já na educação, o acompanhamento de frequência escolar, atingiu o percentual de 98,31%, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivalente a 3.481 alunos acompanhados em relação ao público no perfil correspondente a 3.541pessoas nesta faixa etária. Para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 99,49%, resultando em 780 jovens acompanhados de um total de 784. “São números expressivos que atestam a eficácia do programa na melhoria dos índices sociais de nosso município”, finaliza a secretária de Bem Estar Social, Nadjane Almeida.
Assessoria
ZONA AZUL - 12/11/2025