João Pessoa, 09 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em nota

PSOL questiona Cida por salários e atuação em secretaria do Estado

Comentários: 0
publicado em 09/05/2016 às 15h23
atualizado em 09/05/2016 às 12h45

O presidente estadual do PSOL na Paraíba, Tárcio Teixeira, divulgou nota, na noite deste domingo (08), questionando o suposto acúmulo de salários da pré-candidata a prefeita de João Pessoa, Cida Ramos (PSB), como professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e secretária de Desenvolvimento Humano (SEDH) do Estado.

“Após a denúncia do supersalário informando o acúmulo de salário de secretária e de professora da UFPB, fiquei a perguntar: será que somaram o salário de presidente da FUNDAC, já que ela acumula ou cargo? Ou teria ela aberto mão?”, indagou.

Além do suposto supersalário, Tárcio também questionou a atuação de Cida Ramos como secretária de Desenvolvimento Humano. Como Assistente Social, Tárcio disse que tem obrigação de informar que Cida não fez nada de novo, tanto na pasta do Desenvolvimento Humano, quanto na FUNDAC.

Veja nota

Cida Ramos: Ricardo Tenta Impor 3º Nome e Velha Forma de Administrar

Ricardo Coutinho, após a derrota de Estelizabel e o desastre de apresentar um ilustre técnico desconhecido que não agradou o povo de João Pessoa, dá um “cavalo de pau” na política e tenta impor um nome aparentemente novo na política.

Sou Assistente Social e, de dezembro de 2011 até fevereiro de 2016, estive como Presidente do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba, vi muito sobre a forma de Cida Ramos gerir a Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) do nosso Estado, absolutamente nada de novo, seguem os históricos e conhecidos problemas. Tenho a obrigação de fazer algumas denúncias e exigências, bem atuais, relacionadas a Secretária da SEDH e Presidente da FUNDAC, Cida Ramos.

Começarei pelo agora, há anos são de conhecimento da Secretária de Ricardo Coutinho as denúncias sobre casos de tortura nas unidades da FUNDAC. Ainda em dezembro de 2012 tratei sobre o assunto[i]; depois disso foram diversas denúncias encaminhadas pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos; sem falar da não implementação do PCCR dos/as trabalhadores/as, das péssimas condições de trabalho e do cruel processo de terceirização ali existente. Nenhuma palavra da Secretária, lembremos que a FUNDAC faz parte do organograma da SEDH, ou Cida vai jogar todas essas dificuldades para antiga Presidente da FUNDAC?

Já com a Secretária Cida Ramos acumulando SEDH e presidência da FUNDAC, ocorreu uma anunciada confusão nas dependências da Casa Educativa. A FUNDAC e a Secretária, além de não resolver os problemas da unidade, piora a vida das meninas, mandam 13 delas para o Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE), unidade MASCULINA que já não comporta os que lá estão, denúncias relacionadas ao caso começam a chegar ao nosso conhecimento. As 13 meninas que foram arrastadas para o CSE precisam ser relocadas em local adequado.

Vejam fotos da Casa Educativa em última inspeção (janeiro de 2016) que participei com representante do Conselho Estadual de Direitos Humanos e entendam melhor quando afirmo que era uma “anunciada confusão”.

banheiro cea

A primeira foto é o banheiro do dormitório 04, mas a realidade de todos os banheiros e dormitórios da Casa Educativa é precária. Outra realidade é a superlotação, em 11 de janeiro eram 32 jovens para uma Unidade com capacidade para 07 (sete).

meninas

A segunda foto é do dormitório 02, com 07 (sete) internas em um espaço com apenas uma cama.

O relato atual já era o suficiente para conhecermos a realidade da Política de Assistência Social e para Criança e Adolescente do Estado da Paraíba, mas ainda possui muitas outras fragilidades: NUNCA a atual Secretária da SEDH realizou um concurso público, mesmo com a precariedade do quadro de pessoal; os CREAS regionais, que deveriam garantir acompanhamento para as famílias das cidades que não possuem esse tipo de serviço, possuem precárias condições de trabalho; os salários estão congelados há anos; em momentos que circulou a notícia de que a SEDH não pagar os salários, o CRESS/PB teve que intervir para garantir esse direito[ii].

Política não se faz com imposição, propaganda não transforma a gestão, João Pessoa não quer mais do mesmo.

Ps.: SUPERSALÁRIO – antes de terminar esse texto soube da denúncia de Supersalário envolvendo a Secretária e Pré-candidata do PSB, Cida Ramos, o portal Paraíba Rádio Blog informava o acúmulo de salário de Secretária e de professora da UFPB; fiquei a perguntar, será que somaram o salário de Presidente da FUNDAC, já que ela acumula ou cargo? Ou teria ela aberto mão?

Leia Também