João Pessoa, 04 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Duas novas linhas de ônibus

Comentários: 0
publicado em 04/05/2016 às 14h37

Assim como no futebol todo mundo considera-se técnico (técnico dos bons!), em relação ao “trânsito nosso de cada dia” as pessoas, em geral – e principalmente os motoristas – julgam-se competentes engenheiros desse setor!

E se a área em questão for a do transporte coletivo urbano, aí, sim, é que o mundo de técnicos amplia-se ainda mais!

Estas colocações são aqui feitas porque desde domingo, 1º de maio, a Semob-JP (Superintendência de Mobilidade Urbana) criou e autorizou a operação referente a duas novas linhas de ônibus, uma com o nº 9901 (Valentina-Mangabeira) e a outra identificada pelo número subsequente, qual seja, 9902 (Mangabeira-Valentina), ambas tendo como ponto inicial – e também final – o Mangabeira Shopping.

Essa providência desde logo recebeu aplausos da população desses dois grandes bairros pessoenses, mas, até mesmo entre os elogiadores, houve quem criticasse a Semob-JP porque só agora emitiu a autorização nesse sentido. E quando dissemos que a operação dessas duas linhas está ainda em caráter experimental, porquanto se precisa de um tempo para avaliar-se mesmo a viabilidade ou sustentabilidade de ambas, aí as críticas mais se evidenciaram. “Por que experimental? Já não se sabe que essas linhas são necessárias?” – alguns registraram.

Agora somos nós que destacamos: – as necessidades existem em todas as dimensões; no campo do transporte coletivo, por exemplo, a absoluta maioria dos passageiros entende como necessidade a circulação do ônibus por sua rua e parando em frente à respectiva residência; mas, para tanto, precisa haver passageiros em quantidade capaz de dar sustentabilidade ao serviço. Daí, o caráter experimental de linhas implantadas, para se concluir por sua viabilidade e consequente continuidade.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas