João Pessoa, 09 de março de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Oposição puxa o gatilho contra Cartaxo

Comentários: 0
publicado em 09/03/2016 às 10h27
atualizado em 09/03/2016 às 07h28
oposicaocamara

Vereadores com DNA de oposição se juntam a ala dos insatisfeitos do governo para fustigar Cartaxo

A materialização do pedido de instalação da CPI da Lagoa não é difícil de entender. Ela é fruto de dois pontos: um, falha na relação da articulação política do prefeito Luciano Cartaxo com os vereadores, e dois, a estratégia da oposição, inspirada no governador Ricardo Coutinho, de criar embaraços para o gestor da Capital às portas das convenções municipais.

Qualquer um poderia prever que um dia a obesa base governista iria estourar. Fausta, mas frágil, a bancada sempre foi uma colcha de retalhos desprovida de identificação ou comprometimento conceitual com o governo. Era um ajuntamento confortável para ambos os lados, nada mais, nada menos.

A favor de Cartaxo, nesse instante, a possibilidade de refazer as contas do seu exército e filtrar quem realmente tem interesse de se manter no seu projeto de reeleição. Contra, o barulho que somente a protocolização do pedido pode fazer. Agora, articuladores terão que correr atrás do prejuízo.

Noutro prisma, o pedido segue à risca o cronograma da artilharia ricardista, competente em matéria de combate aos adversários. O movimento vem paralelamente à fase em que Ricardo Coutinho tem descarregado toda sua munição contra Luciano Cartaxo. Outros arsenais devem ser deflagrados com o objetivo principal de arranhar o prefeito e viabilizar a candidatura socialista, a grande aposta do governador para manutenção e ampliação do seu poder.

Centro das…
Há quem não veja coincidência alguma na ligação estreita do presidente da Câmara, Durval Ferreira (PP), com os governistas que assinaram o pedido de CPI.

…Atenções
Com a prerrogativa regimental em suas mãos, Durval tem agora um trunfo valioso em seu colete. Será cortejado pelo prefeito e pelo PSB.

Lavando as…
A assinatura do vereador Bruno Farias, presidente municipal do PPS, deu pistas de que a instância local se inclina pelo projeto da oposição.

…Mãos
Presidente estadual do PPS, Nonato Bandeira mandou avisar. Não quer ser chamado para um papel que nunca teve, em três anos.

adriano galdinoGaldino bota o carro na pista
Praticamente um mês após o lançamento, o presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB-foto), pisa o pé no acelerador em Campina Grande. Segunda-feira já realiza sua primeira plenária da pré-candidatura a prefeito da cidade ao lado do governador Ricardo Coutinho, a quem atribui sua inspiração para implantar um modelo administrativo na Rainha da Borborema.

BRASAS
*Resignação – Efraim Morais, presidente estadual do DEM, está conformado com a iminente saída do deputado Lindolfo Pires da legenda.

*Substituição – Habilidoso, Morais já trabalha nos bastidores para reposição de quadro no partido. Conversa com dois deputados.

*Pró-Estela – Internamente, o PT acha que Ricardo errou ao optar por combater Luciano com candidatura de perfil também “conservador”.

*Barco ao mar – Secretário-executivo da Pesca, Sales Dantas diz que, independente das ondas, o PSB se mantém com João Azevedo.

*Engajamento social – A superintendente da Rádio Tabajara, Duda Santos, apresenta amanhã, no Clube Cabo Branco, o projeto Futebol Solidário.

FALA CANDINHA!
Isca
De dona Candinha sobre os acontecimentos das últimas horas: “Tem vereador querendo pescar na CPI da Lagoa…”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
O que será que Pâmela Bório tem a contar das relações entre Executivo e Judiciário na Paraíba?

Raoni MendesPINGO QUENTE
“Assinaremos todos os pedidos”. Do vereador Raoni Mendes (PTB-foto), sobre a possibilidade do surgimento de CPI’s para investigar fatos envolvendo as gestões do PSB.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também