João Pessoa, 17 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Sobre crise, liderança e postes

Comentários: 0
publicado em 17/01/2016 às 23h44
atualizado em 17/01/2016 às 20h53

Lula (à direita): o criador de Dilma e Haddad, seus ‘postes’ mais famosos

A ex-senadora Marina Silva foi no ponto nevrálgico. A maior crise da presidente Dilma é a de liderança. Cinco anos depois de ter sido eleita e reeleita, a petista continua sendo um poste. Apagado, diga-se de passagem.

Falta a ela o que Lula tem de sobra. Por isso, o então presidente atravessou o não menos grave e ruidoso Mensalão. Líder nato e dono dos seus votos e eleição, Lula tocou o País e o levou à margem da correnteza com vida.

Paralisada, Dilma vai sangrando e levando o Brasil junto. Com situação sofrível no Congresso, precisou de uma bóia de salvação jogada pelo Supremo Tribunal Federal para não se afogar. Mas não terá o STF como estepe para governar, se escapar do impeachment e das suspeitas que pesam sobre suas contas de campanha no TSE.

Uma novela que começou bem antes da Lava Jato. Quando a maioria do povo brasileiro, no receio de colocar em risco avanços sociais, preferiu eleger, sem maiores questionamentos, uma sombra escolhida por Lula para governar uma Nação continental.

Fica o exemplo para as próximas escolhas. Todo governo, pra funcionar bem, tem que ter um líder, com experiência política, história e personalidade própria. Coisa que não se fabrica de uma hora pra outra e nem se impõe.

Quem é vivo…
Fazia tempo que o deputado Luiz Couto não aparecia na mídia. Voltou à cena com a menção do seu nome nas mensagens interceptadas pela Lava Jato.

…Sempre aparece
Diferente do que Arlindo Chinaglia afirma numa mensagem ao empreiteiro preso Léo Pinheiro, Couto diz que nunca foi ‘usado’ em manobra para blindagem em CPI.

Sinal de…
Diretor-executivo da AETC-JP, Mario Tourinho, chamou atenção para a proporção do aumento do óleo diesel nos últimos 36 meses.

…Alerta
Enquanto a inflação ficou na casa de 24%, o preço do combustível saltou 53% no período. Só nos últimos 45 dias, o reajuste foi de R$ 0,26, o litro.

Ricardo e Zé RamalhoVila do Sossego
O governador , Ricardo Coutinho espantou o fantasma que atemoriza o funcionalismo estadual. Durante festivo jantar, na última quinta-feira, oferecido na Granja Santana ao ilustre paraibano Zé Ramalho, o socialista garantiu ao colunista social Abelardo Jurema o que ainda não disse à imprensa, a quem tem evitado nos últimos dias: o Estado não atrasará a folha.

BRASAS
*Prevenção – Para adentrar a sala de um poderoso secretário do Estado, agora só passando por revista anunciada, sem constrangimento, pelo seu chefe de Gabinete.

*Na luta – Marcos Henriques, bancário, bem articulado sindicalista e petista de longas datas, será candidato a vereador em João Pessoa.

*Humildade – Luan Santana atendeu apelos da campanha liderada pela TV Arapuan nas redes sociais e visitou uma pequena fã, interna no HU de JP.

*Leitura prolongada – Depois de devorar um diário de FHC, Zé Dirceu já tem dois livros para passar o tempo na prisão.

*Sina – Em Sousa, o vice-prefeito José Célio (PPS) avisa aos quatro cantos: não quer ser mais vice de seu ninguém.

*Sem mosca na sopa – Pra não desagradar Manoel Júnior, Roberto Paulino (PMDB) se segurou para não dizer nada contra aliança PMDB e PSDB, em café da manhã do partido.

FALA CANDINHA!

Energia
De dona Candinha, depois de revisar o comentário da Coluna de hoje: “Até pra ser poste tem que ter luz”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
A bancada da oposição volta do mesmo tamanho depois do recesso da Assembleia?

MarinaPINGO QUENTE
“Dilma e Temer são faces de uma mesma moeda”. Da ex-senadora Marina Silva (Rede-foto), para quem o impeachment não resolve a crise.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também