João Pessoa, 12 de agosto de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio em Bananeiras aconteceu nesta segunda-feira (11) com um tributo ao Mestre Maestro, brincante na arte do teatro de bonecos do Brejo paraibano, e ainda com a apresentação do espetáculo “Colcha de Retalhos”, da Cia. Boca de Cena. O prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, e a primeira-dama Maryjanne Lucena, que também exerce a função de secretária de Desenvolvimento Social de Bananeiras, participaram da solenidade na companhia da secretária de Cultura e Turismo da cidade, Mirian Trindade.
Marízio Francisco da Silva, mais conhecido como mestre Maestro, morreu em 28 de novembro de 2013, aos seus 62 anos. O mestre bonequeiro deixou mais de 30 personagens na residência localizada na cidade de Bananeiras. Hoje, é Geraldo Oliveira da Silva, de 33 anos, filho do Mestre Maestro que dá continuidade a arte do babau, o teatro de boneco é conhecido em algumas regiões do país como babau.
“A abertura do Caminhos do Frios em Bananeiras foi excelente. Conseguimos trazer 20 parentes do Mestre Maestro para prestigiar a homenagem realizada na abertura do Caminhos do Frio. A população se mostrou interessada e lotou a plateia do teatro localizado no Espaço Cultural Oscar de Castro”, explicou a secretária Mirian Trindade.
Nesta terça-feira (12), a programação do Caminhos do Frio conta com oficinas culturais, apresentações teatrais e muito mais. O prefeito Douglas Lucena se mostrou satisfeito com o resultado do primeiro dia do Caminhos do Frio 2014 na cidade. “A Prefeitura de Bananeiras tem como um de seus princípios fundamentais a valorização da cultura popular. Nós conseguimos atingir este objetivo já na abertura do Caminhos do Frio em Bananeiras, com a homenagem ao Mestre Maestro. A programação segue até o dia 17 deste mês com diversas atrações para toda a família”, finalizou o prefeito Douglas Lucena.
Caminhos do Frio 2014
A Rota Cultural Caminhos do Frio 2014 acontece de 14 de julho a 31 de agosto com diversas atrações artísticas em sete cidades do Brejo paraibano. Durante o período do roteiro, ápice do inverno na região, a temperatura chega a 12ºC. O festival é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano com apoio do Governo da Paraíba.
Com uma programação diversificada, que transita entre diversas linguagens artísticas, a Rota Cultural também envolve um circuito de engenhos produtivos de cachaça e rapadura, gastronomia regional, trilhas ecológicas, além de contemplar e conhecer a história do ciclo do açúcar presente nos museus e nos casarios históricos das cidades que estão inseridas no Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (PB, PE e AL).
A abertura do Caminhos do Frio aconteceu em Areia (14 a 20 de julho). O projeto segue para Pilões (21 a 27 julho), Solânea (28 de julho a 3 de agosto), Serraria (4 a 10 de agosto), Bananeiras (11 a 17 de agosto), Alagoa Nova ( 18 a 24 de agosto) e Alagoa Grande (25 a 31 de agosto).
As atrações da edição deste ano são: Ivan Lins, Céu, Tarancón (Areia), Flávio Venturoficinini (Pilões), Vander Lee (Solânea), Antônio Carlos e Jocafi (Serraria), Nando Cordel (Bananeiras), Falcão (Alagoa Nova) e Luiz Melodia (Alagoa Grande).
Programação da terça-feira (12)
Oficinas Culturais
08h00 às 12h00 – Oficina de Técnicas Circenses, com AJAC/Bananeiras
08h00 às 12h00 – Oficina de Fotografia “Paisagens de Bananeiras”, com Ponto de Cultura de Bananeiras
14h00 às 17h00 – Oficina de Danças Populares, com João Paulo Macedo
14h00 às 17h00 – Oficina de Teatro “Expressão Corporal”, com Marcos Brandão
14h00 às 17h00 – Contação de Histórias, com Everaldo Vasconcelos
Programação Religiosa
19h30 – Apresentação – Grupo Harmonia Vanessa Santos e Milton Fernandes
Local – Igreja Assembleia de Deus – Rua Alfredo Guimarães
Teatro
20h30 – Espetáculo “O Seminarista”, da Escola Municipal de Teatro de Bananeiras.
Direção: Jucinaldo Pereira
Local – Espaço Cultural Oscar de Castro
Da Assessoria
"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026