João Pessoa, 28 de setembro de 2010 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

APL, IHGP, AMP, SINAP…cultura!

Comentários: 0
publicado em 28/09/2010 às 21h23

Que título mais se adequaria a estes escritos? Este foi o questionamento que me fiz e – confesso – não sou adepto de bonitos títulos que por si só não indiquem a que ou a quem o texto se refira.

Pensei, pois, em um título que pudesse, por ele mesmo, sugerir que me inspira chamar a atenção para “uma rica semana cultural” que a cidade viveu na semana que passou em função, especialmente, das solenidades realizadas na APL (Academia Paraibana de Letras) em homenagem ao seu imortal Ascendino Leite: no IHG (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano) para a posse de seu mais novo membro, jornalista José Nunes; e no Espaço cultural, a cargo do AMP (Academia de Musica da Paraíba), para a posse de seus mais novos acadêmicos, entre eles meu sempre mestre, maestro Maurício Gurgel. Mas, “uma rica semana cultural”, como título, não indicaria que o texto quisesse destacar principalmente as atividades, em favor da cultura, levadas a efeito pela APL, IHGP e AMP.

Por isso, preferi titular o texto citando diretamente as siglas daquelas instituições, que, por si só, significam e exalam a boa cultura!

E quanto à sigla SINAP, igualmente inserida no título? Por que? O que significa? Para os leitores de modo geral provavelmente não seja conhecida. Todavia, para os administradores profissionais é sabido que SINAP é a sigla do Sindicato dos Administradores da Paraíba que nesta semana, mais precisamente nesta quarta-feira, dia 29, promove painel com o qual comemora a passagem do Dia do Administrador, ocorrido neste recente 9 de setembro.

Voltemos, entretanto, à solenidade da AMP, na qual também se deu o lançamento do mais novo livro do professor Itapuan Bôtto Targino, de título “Domingos de Azevedo Ribeiro – a paixão pela música”. E sabem de quem foi o discurso de apresentação? Ah, que sinfonia o discurso do mestre Carlos Romero! Sim, esse mesmo Carlos Romero que sempre nos brinda com suas “lições de vida”! A propósito, foi lá nessa solenidade que tomei conhecimento de que o professor Itapuan será candidato, proximamente, a uma cadeira da APL. E, naquele instante, perguntei: “Ei!…Itapuan ainda não é acadêmico da APL?” Se ainda não é,aí está, ilustres imortais da APL, a oportunidade de mais abrilhantar essa Academia, porque esse nome Itapuan Bôtto Targino, por si só, já significa cultura!
 

Leia Também