João Pessoa, 02 de abril de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nota

Comissão investiga caso de malária no Conde

Comentários: 0
publicado em 02/04/2019 às 17h24
atualizado em 02/04/2019 às 17h02

A Secretaria de Saúde do município de Conde informou, nesta terça-feira (02) que irá formar uma comissão especial para investigar o caso de malária identificado no município. O grupo de investigação irá elaborar, em 60 dias, um relatório do caso.

A comissão será composta por trabalhadores da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica.  Em nota, a Secretaria de Saúde de Conde juntamente com a Saúde do Estado, informou que para controlar a situação, as equipes traçaram estratégias para a condução e controle.

A mulher, moradora do município do Conde, foi internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, nesta terça-feira (2), diagnosticada com malária. O caso é considerado de menor patogenicidade.

Ao Portal MaisPB, a a unidade hospitalar informou que a vítima é moradora do município do Conde e não tinha realizado nenhuma viagem. No dia 29 de março, a paciente foi levada ao HULW, apresentando inicialmente um quadro de febre e anemia.

Após a realização de exames foi confirmada a presença do protozoário Plasmodium Vivax que, de acordo com Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES), é considerado o de menor perigo em comparação aos demais.

De acordo com a SES, a Paraíba não é área endêmica para a doença, mas entre 1994 e 2018 foram notificados 175 casos suspeitos, todos registrados como casos importados, ou seja, pessoas que foram infectadas enquanto se deslocaram para regiões que possuíam a endemia.

O caso é o primeiro notificado no estado em 2019, sendo também contraída por transmissão autóctone – transmitida dentro do próprio estado.

Confira nota na íntegra:

No dia 29 de março a Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu notificação de caso suspeito para Malária, de uma paciente jovem, 35 anos, sexo feminino, moradora do município de Conde. O Hospital Universitário da Universidade Federal da Paraíba conduziu o caso e após solicitação e recebimento dos exames laboratoriais obteve confirmação da 1aamostra positiva para Malária. Diante da notificação, a equipe técnica da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da SES junto com a Secretaria Municipal de Conde, traçaram as estratégias para condução e controle da situação apresentada.

A Paraíba não é área endêmica para a doença, porém possui quatro espécies de vetores do gênero anophelis: Anophelis aquasalis; An. albitarsis; An.bellator e An. Argyritarsis

No estado da Paraíba de 1994 a 2018 foram notificados 175 casos suspeitos de Malária. Destes, 70 são de pacientes residentes na Paraíba e todos foram registrados como casos importados, ou seja, pessoas que se deslocaram para regiões endêmicas, foram infectadas e retornaram para o estado de residência. Nenhum óbito foi registrado.

O caso em questão é o primeiro notificado na Paraíba em 2019, sendo este autóctone e sem histórico de transfusão sanguínea. O protozoário identificado no exame da paciente foi o Plasmodium Vivax, este sendo considerado o de menor patogenicidade em comparação aos demais.

Algumas das ações já executadas no município tiveram como foco o controle do vetor e a investigação epidemiológica a partir do caso já notificado. Desta forma vários outros encaminhamentos em conjunto ( SES e município) estão sendo realizados para investigação de possíveis casos secundários. Dentre elas:

1) Levantamento de dados e exames da paciente junto ao Hospital que realizou a notificação;
2) Visita domiciliar para levantamento de informações e investigação sobre sintomatologia dos comunicantes.
3) Disponibilização de testes rápidos para malária pelo LACEN-PB para triagem e avaliação dos casos suspeitos que surgirem no município.
4) Disponibilização de medicamento pela SES para tratamento presuntivo de acordo com clínica sugestiva para o agravo.
5) Pulverização com inseticida de efeito residual do local de residência e de adjacências no endereço do caso positivo, como ação de combate ao vetor;
6) Utilização UBV costal e pesado no território após discussão junto a vigilância ambiental do município.
7) Busca ativa de possíveis novos casos no litoral do Conde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Conde, com apoio e orientação da Secretaria de Estado da Saúde da PB, está dando prioridade ao tratamento dessa notificação, com vistas a evitar o surgimento de novos casos.
A Secretaria Municipal de Conde formou Comissão Especial de Investigação para a Malária, composta pelos trabalhadores da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, que terá o prazo de 60 (sessenta) dias para elaborar relatório acerca do assunto.
.
A Secretaria de Estado da Saúde apoia e monitora junto ao município as ações aqui apresentadas, bem como permanecerá implementando demais ações quando necessário.

Cynthia Silva – MaisPB

Leia Também