João Pessoa, 07 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
funasa

Ministério da Saúde garante quase 100% de saneamento básico em Monteiro

Comentários: 0
publicado em 07/02/2017 às 12h00

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) assinou Ordem de Serviço para o início da 3ª etapa das obras de esgotamento sanitário do Município. Os representantes da Fundação se reuniram com a prefeitura de Monteiro na Paraíba e visitaram o canteiro de obras da transposição das águas do Rio São Francisco e as obras da 2ª Etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Monteiro, especialmente, as instalações da Nova Estação de Tratamento de Esgoto daquela cidade.

Segundo o superintendente estadual da Paraíba, Jackson de Araújo, na ocasião foi constatado o êxito do teste das bombas da Estação Elevatória Final e a possibilidade de funcionamento em regime de pré-operação da nova estação de tratamento. “A oportunidade é fundamental para a solução do esgotamento sanitário do Município e cumprimento de exigências para o recebimento das águas da transposição”. Ele ressalta ainda que as obras referentes a 2ª e 3ª etapas do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Monteiro são custeada por recursos orçamentários da Funasa.

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia de Saúde Pública da Funasa, Leonardo Tavares, com a conclusão das obras, o município de Monteiro atingirá 98% de cobertura de sua rede de esgotamento sanitário. “O início da terceira etapa é uma obra de ampliação da rede coletora de esgoto, onde 98% da cidade será atendida com esgoto tratado. O valor desta obra está em aproximadamente R$ 4 milhões, e vai além de tudo gerar emprego e renda para a cidade e fará de Monteiro uma referência em saneamento básico não só na Paraíba como no Nordeste”, finalizou.

Leia Também