João Pessoa, 09 de janeiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
meteorologia

Fenômeno explica chuvas na Paraíba dos últimos dias

Comentários: 0
publicado em 09/01/2016 às 16h03
atualizado em 09/01/2016 às 14h16

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) prevê para este sábado (9) nebulosidade variável com possibilidade de chuva em áreas isoladas do Agreste, Brejo e Litoral. Nas regiões tradicionalmente mais quentes, as chuvas devem continuar.

No Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão a previsão é também de variação de nuvens com precipitação em áreas isoladas. Segundo informações do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), localizado em Campina Grande um fenômeno meteorológico próximo à costa da Bahia indicou chuvas para o Semiárido paraibano.

Segundo o Instituto, uma depressão tropical observada por meio de imagens de satélite poderá mudar o cenário das previsões climáticas para este início de ano. O fenômeno que se formou ao longo do último dia 6 de janeiro no Oceano Atlântico Sul poderá reverter o cenário de algumas previsões climáticas para o Semiárido brasileiro neste início de ano.

Foram observadas nuvens carregadas, com grande desenvolvimento vertical e topo frio associadas a áreas de baixa pressão sobre o Nordeste. Desde o último dia 5 de janeiro, o fenômeno meteorológico está sendo monitorado pela equipe do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Universidade Federal de Alagoas, por meio de imagens do satélite Meteosat-10.

O resultado do monitoramento das imagens da última quarta-feira (6) indica possibilidade de chuvas em praticamente todo o Nordeste brasileiro. No centro-norte da região, há possibilidade de pancadas de chuva. No leste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e sul da Bahia, também há possibilidade de chuvas. Nas demais áreas da região, pancadas de chuvas isoladas a qualquer hora. Os especialistas ressaltam que os modelos divergem quanto a real trajetória do fenômeno, havendo a possibilidade de seguir para a costa ou de ser dissipado até o fim da semana.

Chuvas na Paraíba – De acordo com as medições pluviométricas da Aesa, na última quinta-feira (7), as cidades com maiores precipitações foram Aparecida (84,7mm); Cacimba de Areia (73mm); Cajazeiras e Açude Lagoa do Arroz (129,8mm); Coremas e Açude Coremas (111,5mm); Emas (76,2mm); Piancó (96,7mm), e Vieirópolis (77mm). Estas são cidades localizadas entre o Cariri e o Sertão paraibanos.

Termômetros – As temperaturas mínima e máxima do Litoral para este sábado (9) serão 24ºC e 31ºC, respectivamente. No Brejo, as temperaturas variam entre 20ºC e 29ºC; e no Agreste, entre 21ºC e 31ºC. As mínimas e máximas serão 21ºC e 32ºC no Cariri/Curimataú; 23ºC e 35ºC no Sertão; e igualmente 23ºC e 35ºC no Alto Sertão.

MaisPB

Leia Também