João Pessoa, 18 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O day after; PT rompe com Cartaxo

Comentários: 0
publicado em 18/09/2015 às 06h56
atualizado em 18/09/2015 às 04h46

Luciano Cartaxo: da campanha vitoriosa em 2012 à saída turbulenta do PT em 2015

Luciano Cartaxo: da campanha vitoriosa em 2012 à saída turbulenta do PT em 2015

Já dizia o velho ditado: não há como fazer omelete sem quebrar os ovos. Experiente, o prefeito Luciano Cartaxo calculou, ao decidir sair do PT, os ônus de sua opção. Até por uma questão de tradição interna, o partido jamais agüentaria quieto e calado o desembarque do prefeito da legenda, sobretudo, pela forma da condução da desfiliação, sem negociação prévia e mínimo comunicado aos seus dirigentes e companheiros de partido.

Desde as primeiras horas pós-anúncio, perplexas lideranças petistas se reúnem para uma reação em bloco. Foram intensas ontem a troca de telefonemas do presidente Charlinton Machado, Giucélia Figueiredo, Lenildo Morais (secretário estadual de Agricultura Familiar), Rodrigo Soares (em Brasília) e os deputados Luiz Couto e Anisio Maia.

No começo da noite, setores da direção do PT se reuniram na sede do partido e materializaram a contraofensiva. Fecharam uma nota moderada, mas crítica contra a saída de Cartaxo e cujo conteúdo, a ser revelado nesta manhã, tem como resumo a decisão de entregar todos os cargos e, na prática, romper com a gestão do prefeito Luciano Cartaxo.

O PT, na nota de logo mais a qual a Coluna teve acesso, vai asseverar a surpresa pela decisão comunicada de última hora e lembrar que todas as grandes intervenções da Prefeitura são provenientes do Governo Federal; da política municipal de creches, carro chefe da administração, passando pelas UPAs até a badalada intervenção da Lagoa.

A sigla vai dar o recado: a partir de agora, Cartaxo e o partido pertencem a campos políticos diferentes. A saída de Luciano gerou um sentimento que há muito tempo não se tinha: o PT unido num tema. Diante da cara perda do ilustre filiado, o partido está disposto a não deixar barato.

Debandada…
Giucélia Figueiredo (Mulheres), Jackson Macêdo (Orçamento Participativo), Éder Dantas (Transparência), Marta Moura (Desenvolvimento Social), Hildevânio Macedo (Sedurb) deixam a gestão de Cartaxo.

…Petista
Coordenações e adjuntas indicadas pelo deputado Luiz Couto também seguem idêntico caminho. Quem ficar em cargos de confiança do prefeito será à revelia do partido.

Novos…
Aparecida Diniz, sindicalista ligada ao ex-presidente do PT Rodrigo Soares, assume a direção municipal do PT. Ela é a vice de Lucélio Cartaxo, presidente municipal que pediu desfiliação.

…Rumos
Todos os passos do PT, na órbita do rompimento definitivo com Cartaxo, indicam construção de terreno para aliança com o PSB e sua presumida candidatura à Prefeitura da Capital.

Cartaxo: foi melhor caminho
“É uma decisão madura, equilibrada e corajosa de se filiar ao PSD para fazer um trabalho ainda melhor por João Pessoa. Podemos manter a base aliada e ampliar nossa política de aliança, de ter diálogo com partidos que queiram compor para ajudar esse trabalho, é essa idéia; de preservar e continuar trabalhar a cidade”. Eis o que Cartaxo disse sobre sua saída do PT ao Frente a Frente, de Magno Martins, na Rede Nordeste de Rádios (Pernambuco, Alagoas e Sergipe), ontem à noite.

BRASAS
*O deputado Rômulo Gouveia (PSD) só soube da decisão num café da manhã, ontem, na casa da mãe de Cartaxo.

*Gouveia foi convocado para João Pessoa às pressas por Cartaxo, que não dizia o verdadeiro motivo do chamado.

*Rômulo havia programado assistir o jogo do Flamengo em Brasília e depois viajar para o Uruguai para cumprir agenda do Parlasul.

*Político sem identidade está se afundando, raciocinou, com seus botões, o governador Ricardo Coutinho.

*Pego também de surpresa, o governo vai antecipar sua estratégia de desconstrução de Cartaxo.

FALA CANDINHA!
“Tudo bem que política é dinâmica Manoel Gaudêncio (ex-deputado paraibano), mas do jeito que vai já é demais, né. Ficou termodinâmica”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Cássio Cunha Lima terá perdoado mesmo Cartaxo pela aliança que derrotou a campanha tucana em 2014?

durval ppPINGO QUENTE
“Luciano tem as suas razões”.
Do presidente da Câmara de João Pessoa, Durval Ferreira (PP), sobre a decisão de Luciano Cartaxo (PT).

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também