João Pessoa, 15 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
novo modelo

Em uma semana, 3,6 mil paraibanos concluem aulas on-line da CNH do Brasil

Comentários: 0
publicado em 15/12/2025 ás 10h31

Lançada há uma semana, a plataforma de aulas on-line para emissão da CNH do Brasil já contabiliza que 3.637 paraibanos concluíram as aulas, avançando para as fases seguintes do processo para tirar habilitação. O novo modelo oferece um aplicativo com curso teórico gratuito e digital, flexibiliza as aulas práticas e permite o acompanhamento por instrutores autônomos.

Até esta segunda-feira (15), 14.353 paraibanos solicitaram a emissão da CNH do Brasil e 10.466 se inscreveram no curso de formação de condutores.

Ministro na Paraíba:

Para acompanhar a implantação dos novos procedimentos para tirar a CNH, nesta terça (16), o ministro dos Transportes, Renan Filho, estará no Detran da Paraíba. Junto ao ministro, estarão presentes na sede do Detran em João Pessoa o superintendente da instituição, Isaías Gualberto, e o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Jean Nunes.

Veja as principais mudanças para emissão da CNH:

Abertura do processo – Poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas teóricas – O Ministério dos Transportes irá disponibilizar todo o conteúdo teórico online gratuitamente. Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

Aulas práticas – A exigência de aulas práticas passará das atuais 20 horas-aula para duas horas. O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais, instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas. Será permitido uso de carro próprio para as aulas práticas

Provas – Mesmo sem a obrigatoriedade das aulas, o condutor ainda é obrigado a fazer as provas teórica e prática para obter a CNH. Outras etapas obrigatórias como coleta biométrica e exame médico devem ser feitas presencialmente no Detran.

Instrutores – Os instrutores autônomos serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente. A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

MaisPB