João Pessoa, 28 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) lamentou, nesta quinta-feira (28), a queda de João Pessoa no Ranking de Competitividade dos Municípios, medido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
“João Pessoa despencou no Ranking da Competitividade. Na minha gestão, nossa Capital era referência, liderava o Nordeste devido aos investimentos em saúde, educação e ao nosso zelo em garantir a sustentabilidade fiscal. Hoje a cidade caiu drasticamente, revelando a falta de investimentos para estimular sua competitividade”, afirmou Cartaxo.
O ex-prefeito ressaltou que a perda de posições acontece em um cenário oposto ao do Estado. Segundo o CLP, a Paraíba ocupa atualmente o 1º lugar entre os estados nordestinos, resultado que Cartaxo credita às políticas do Governo do Estado.
“O contraste é evidente. Enquanto o Estado da Paraíba avança e alcança o primeiro lugar no Nordeste, João Pessoa caminha para trás. Isso mostra que a cidade deixou de receber os investimentos necessários para melhorar áreas fundamentais como inovação, saúde, educação e sustentabilidade fiscal”, pontuou.
O Ranking de Competitividade dos Municípios avalia 65 indicadores oficiais, organizados em 13 pilares temáticos, como Inovação e Dinamismo Econômico, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Sustentabilidade Fiscal, Meio Ambiente, entre outros. Para Cartaxo, a queda da capital paraibana reflete uma gestão que não tem dado a devida prioridade ao desenvolvimento urbano, econômico e social.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 27/08/2025