João Pessoa, 26 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A cantora e influenciadora paraibana, Juliette Freire, apareceu com o rosto visivelmente inchado em vídeos publicados nas redes sociais nesta semana. O motivo, segundo ela mesma explicou, seria um dos tratamentos de pele que tem feito recentemente, entre eles, um procedimento que utiliza um ativo derivado do esperma de salmão.
Apesar de inusitado, o tratamento vem ganhando popularidade no universo estético por supostamente promover rejuvenescimento e melhora da textura da pele. O princípio ativo utilizado é o polidesoxirribonucleotídeo (PDRN), um composto extraído do DNA presente nos espermatozoides do salmão.
Juliette não detalhou a forma de aplicação do produto, mas disse que seu rosto ficou inchado após o procedimento. A reação chamou atenção nas redes sociais e levantou dúvidas sobre a segurança do tratamento.
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite o uso do PDRN apenas em formulações cosméticas, ou seja, produtos de uso tópico (como cremes e loções). A versão injetável, que é utilizada em clínicas estéticas em alguns países, não tem aprovação no Brasil.
Especialistas alertam que, além da falta de regulamentação para o uso injetável, não há evidências científicas robustas que comprovem a eficácia estética do PDRN. Reações adversas, como inchaço, vermelhidão e inflamações, também podem ocorrer, especialmente quando o produto é administrado de forma inadequada.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025