João Pessoa, 11 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em nota

Após tarifaço, Bolsonaro diz que admira EUA e pede volta da normalidade

Comentários: 0
publicado em 11/07/2025 ás 07h33
atualizado em 11/07/2025 ás 07h45
Foto: Alan Santos / PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (10), que o aumento da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é consequência do que classificou como o “afastamento do Brasil dos seus compromissos com a liberdade e o Estado de Direito”. Em nota divulgada à imprensa, Bolsonaro disse que admira o governo dos EUA.

“Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros”, declarou o ex-presidente. “Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.”

A decisão de Trump, segundo Bolsonaro, seria uma resposta ao “afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”. E completou: “Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.”

O ex-presidente também afirmou que o Brasil vive uma escalada de perseguição política e censura. “Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo.”

Ele concluiu a nota, divulgada nas redes sociais, com um apelo pela normalidade. “Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil.”

MaisPB