João Pessoa, 08 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
para adequações

Serviços de enfermagem no Hospital de Cajazeiras são interditados

Comentários: 0
publicado em 08/07/2025 ás 10h28
atualizado em 08/07/2025 ás 17h22
Foto: Divulgação/Coren-PB

As atividades de enfermagem nos setores de Central de Material e Esterilização (CME) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital Regional de Cajazeiras foram interditadas para adequações. A interdição foi feita pelo Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) nesta segunda-feira (7) após fiscalização.

Segundo o relatório do Coren-PB, o fluxo de trabalho na Central de Material e Esterilização (CME) está comprometido pela divisão física do setor: enquanto a limpeza e o preparo dos materiais cirúrgicos ocorrem no prédio principal, a esterilização é feita em um anexo. “Isso obriga o transporte manual dos materiais por um trajeto extenso, com rampas e trechos ao ar livre, expostos à poeira e ao vento, o que infringe normas sanitárias e aumenta significativamente o risco de contaminação”, afirmou o Coren.

Já a UTI, que atende pacientes em estado crítico e com baixa imunidade, apresenta, de acordo com o Conselho, falhas estruturais que impossibilitam o controle adequado de infecções.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que a interdição “ocorreu em estrutura provisória, que foi adaptada exclusivamente para manter o funcionamento dos serviços durante a reforma da unidade.”

“A Secretaria já está promovendo as adequações necessárias para atender às recomendações técnicas e garantir a segurança dos pacientes e profissionais”, disse a pasta em comunicado oficial.

MaisPB