João Pessoa, 22 de junho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
guerra no oriente médio

Chanceler do Irã diz que EUA ‘cruzou linha vermelha’ com bombardeio

Comentários: 0
publicado em 22/06/2025 ás 09h20
atualizado em 22/06/2025 ás 17h28
Foto: Reprodução/YouTube

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou neste domingo (22) que os Estados Unidos “cruzaram uma linha vermelha muito grande” ao bombardearem instalações nucleares iranianas. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa realizada em Istambul, na qual o chanceler também classificou os ataques como uma “grave violação da Carta da ONU e do direito internacional”.

A ofensiva americana ocorreu no sábado (21), quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou o bombardeio de três centros nucleares iranianos — Fordow, Natanz e Isfahan — em uma ação coordenada com Israel. Segundo Trump, as instalações foram “completamente destruídas” em uma operação de alta precisão. O governo iraniano reconheceu os ataques e prometeu reagir com base em seu direito à defesa nacional.

Em resposta, Araqchi anunciou que Teerã já convocou o Conselho de Segurança da ONU para uma reunião de emergência e fez um apelo ao Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para que condene formalmente a ofensiva. “Eles traíram a diplomacia, traíram as negociações. É irrelevante pedir ao Irã que retorne à diplomacia”, afirmou o ministro, acrescentando que o país “reserva todas as opções” para proteger sua soberania e segurança nacional.

Durante a coletiva, o chanceler ainda criticou diretamente o presidente norte-americano: “O presidente dos Estados Unidos, Trump, traiu não apenas o Irã, mas enganaram sua própria nação”.

Abbas Araqchi também anunciou que seguirá para Moscou, onde deve se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, em busca de apoio político e diplomático.

Questionado sobre a possibilidade de retomada do diálogo com o Ocidente, o ministro foi categórico: “Aguardem nossa resposta primeiro. Quando a agressão terminar, depois poderemos decidir sobre a diplomacia”.

MaisPB

MaisTV

Cuité aposta em “forró de verdade” em São João que promete reunir 100 mil pessoas

SÃO JOÃO NA 'HORA H' - 20/06/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas