João Pessoa, 22 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participou, nesta quinta-feira (22), de sessão solene no Senado Federal em homenagem aos 160 anos de Epitácio Pessoa, ex-presidente da República, senador e uma das figuras mais relevantes da política brasileira do início do século 20. Durante a cerimônia, o ministro destacou o papel pioneiro do político na modernização do país, especialmente por sua contribuição histórica para o surgimento da radiodifusão no Brasil.
“É uma grande honra participar desta sessão solene em memória de um homem à frente do seu tempo. Jurista, político e magistrado, Epitácio Pessoa deixou um legado marcante para o fortalecimento institucional, o desenvolvimento econômico e a conexão do Brasil com o seu povo. Um legado que, até hoje, inspira a nossa atuação no Ministério das Comunicações”, afirmou o ministro.
Natural da Paraíba, o ex-presidente teve papel decisivo na consolidação do rádio como meio de comunicação no Brasil. Foi em sua gestão, durante as comemorações do centenário da Independência, em 1922, que se realizou a primeira transmissão radiofônica do país, um marco que inaugurou a era da radiodifusão brasileira.
O senador Efraim Filho, presidiu a sessão e falou sobre o legado deixado por Epitácio. “Um homem cuja trajetória pública transcendeu seu tempo e cujas ações ecoam até os dias atuais. O primeiro nordestino a ocupar a Presidência da República deixou marcas profundas no combate à seca, na consolidação jurídica do país e na projeção internacional do Brasil”, disse.
Durante seu discurso, o titular das Comunicações ressaltou ainda o compromisso da atual gestão em dar continuidade ao processo de democratização do acesso à informação e fortalecimento do rádio no Brasil.
Nos últimos dois anos, o Ministério registrou um crescimento de 275% nas outorgas de rádios comunitárias, alcançando o maior volume dos últimos 13 anos. Também foram autorizadas 220 novas emissoras na Amazônia Legal, 21 rádios educativas e firmados 12 novos contratos de radiodifusão.
“O rádio segue sendo um dos meios mais democráticos do Brasil, chegando às grandes cidades e às regiões mais distantes do território nacional. Nossa missão é expandir ainda mais esse alcance, levando cidadania, cultura e informação a todos os brasileiros, sem deixar ninguém para trás, como nos orienta o presidente Lula”, destacou.
Ao encerrar sua fala, o ministro reforçou que a história de Epitácio Pessoa serve de inspiração para a construção de um futuro mais justo, conectado e democrático: “Que o exemplo desse grande brasileiro continue nos guiando na missão de transformar o Brasil por meio da comunicação”, concluiu.
MaisPB
EM CAMPINA GRANDE - 21/05/2025