João Pessoa, 07 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DESVIOS NO INSS

Câmara aprova solicitação de Ruy para ouvir novo ministro da Previdência

Comentários: 0
publicado em 07/05/2025 ás 16h51
atualizado em 07/05/2025 ás 16h52

O novo requerimento apresentado pelo deputado federal Ruy Carneiro na Câmara Federal defende que as novas estratégias e a agenda de ações do Ministério da Previdência Social sejam apresentadas ao Congresso Nacional. A propositura do presidente da Comissão de Previdência e Assistência Social foi aprovada pelos demais parlamentares e solicita a participação do novo ministro, Wolney Queiroz, em uma sessão do grupo de trabalho, com o objetivo de esclarecer os rumos da pasta após a saída do ex-gestor Carlos Lupi.

Segundo Ruy, a expectativa é que Wolney Queiroz detalhe as ações que pretende implementar para fortalecer o sistema previdenciário e evitar que novas fraudes aconteçam. “Precisamos entender as prioridades da Previdência e como o governo pretende lidar com questões de segurança e proteção dos beneficiários do INSS”, destacou.

A iniciativa segue o mesmo caminho adotado com o antigo titular da pasta, que esteve na Comissão. Na ocasião, Lupi precisou responder aos questionamentos sobre fraudes em descontos ilegais em benefícios do INSS, reveladas pela Operação Sem Desconto.

Ruy segue defendendo o ressarcimento das vítimas e cobra punições rigorosas aos responsáveis. “Desde que assumi a presidência da Comissão, venho demonstrando preocupação com esses descontos criminosos. Espero que, além de ressarcir os aposentados e pensionistas, os culpados por essas atrocidades sejam punidos com o rigor da lei”.

No requerimento, o parlamentar deixa claro que a presença do ministro é fundamental para esclarecer os rumos da pasta e garantir maior transparência. A expectativa é que Wolney Queiroz atenda a solicitação e compareça na Comissão dentro das próximas duas semanas.

Na mesma sessão, também foi aprovada por unanimidade a propositura de Ruy para a realização de uma audiência pública com o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior.

MaisPB