João Pessoa, 09 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
As palavras tecnologia e clonagem juntas podem remeter a fraude, mas clonar HD ou SSD pode ser positivo e não há perigo para os usuários.
Esse recurso é bastante utilizado e permite que seja feita uma cópia do dispositivo. Nesse processo é feita a transferência de todas as informações de um disco para o outro sem precisar reconfigurar os softwares.
A clonagem vai permitir ter uma cópia idêntica de uma forma rápida e sem que haja necessidade de reinstalar ou reorganizar os arquivos.
Existem muitos motivos para clonar HD ou SSD e isso depende da necessidade do usuário. Cada um acaba encontrando uma razão, mas as principais costumam ser:
Quem está trocando de computador para um mais novo ou com melhor desempenho, pode usar esse recurso. Ao clonar HD ou SSD, as informações são todas transferidas e assim não é preciso reconfigurar o novo equipamento.
A quantidade de informações, pode fazer com que haja necessidade de trocar para um disco rígido maior e dessa forma obter mais espaço. A clonagem pode ser feita para o novo dispositivo e assim reunir os antigos e novos arquivos e softwares em um único local.
Os dados que não podem ser perdidos são clonados para garantir um backup. Se o dispositivo principal apresentar alguma falha, as informações estarão disponíveis em outro local.
O fato de clonar HD ou SSD pode ser uma necessidade quando o dispositivo apresenta falhas. Ele pode não ser mais lido pelo computador, mas a clonagem ajuda a recuperar arquivos e softwares e evita que sejam perdidos.
Uma forma de copiar os dados de um dispositivo para outro é com uma cópia da imagem. Quando feita, comprime os arquivos e pode ocorrer redução da qualidade. A clonagem não faz compressão, os arquivos continuam idênticos e sem nenhum tipo de perda.
As razões listadas para clonar um HD ou SSD são as mesmas, pois a intenção é transferir os dados de um dispositivo para outro. Os dois, apesar de terem a mesma função, possuem um funcionamento um pouco diferente.
Podemos dizer que o HD (disco rígido) surgiu antes do SSD (unidade de estado sólido) e tem uma tecnologia mais antiga.
O HD possui um funcionamento mecânico, um cabeçote de movimento rápido lê e escreve os dados no disco. É ideal para armazenar fotos, documentos e arquivos que não são considerados pesados ou que precisam de rápida execução. Ele possui um custo mais acessível que o SSD, mas é considerado mais frágil nessa comparação.
O SSD é mais recente e conta com células individuais de memória flash, imediatamente acessadas pelo controlador. Ele funciona de maneira muito rápida e consegue inicializar um sistema operacional ou software muito mais rápido. Ele é muito mais resistente, possui um tamanho menor, consome menos energia, mas, por outro lado, possui um preço maior.
Por conta dessas diferenças, as pessoas têm optado por clonar HD ou SSD para transferir seus arquivos para um dispositivo mais novo e rápido. Para que consigam fazer isso, é comum utilizar um software de backup de dadospara garantir o sucesso da cópia.
Um dos softwares para clonar HD ou SSD com facilidade é o Recoverit. Ele é reconhecido no mercado e possui boas avaliações dos usuários. Ele apresenta ótimos motivos para ser a escolha ideal.
Desde o início o software se mostra fácil de utilizar. O download e instalação são descomplicadas, em poucos minutos se tem todos os recursos disponíveis para uso. Não exige configurações complexas, basicamente é abrir e começar a usar.
O Recoverit não faz distinção de marca, modelo ou ano do equipamento que está sendo clonado ou que receberá as informações. Ele é compatível com mais de 2.000 tipos de dispositivos, o que faz com que seja compatível com quase todos do mercado.
Ele funciona independentemente do sistema operacional e possui versões para download no Windows ou Mac, mas também consegue recuperar dados do Linux. Isso faz com que funcione em praticamente todos os computadores.
Não importa se vai clonar HD ou SSD, o software utilizado será o mesmo. Com um único programa se consegue fazer a clonagem e seguindo os mesmos passos. Essa acaba sendo uma vantagem para quem precisa copiar vários dispositivos, pois, já estará habituado a ele e economiza tempo.
O Recoverit tem o diferencial de recuperar os dados enquanto está fazendo a varredura e localizando as informações no dispositivo. Se houver algum arquivo corrompido, danificado ou até mesmo um HD que não estava lendo corretamente, ele pode restaurar.
Quando a clonagem for feita, no novo SSD as informações estão íntegras e antes mesmo de fazer a cópia poderá conferir na pré-visualização.
Softwares e até mesmo sistemas operacionais com erros também serão corrigidos durante a clonagem. Funciona de forma parecida com a recuperação de dados e quando for salvo no novo dispositivo funcionará corretamente.
Uma das formas de clonar HD ou SSD é utilizando o WondershareRecoverit, com as vantagens já citadas acima. O procedimento será o mesmo, independentemente do tipo de dispositivo que estiver usando e tudo será feito de maneira bastante rápida.
Antes de iniciar o processo de clonagem, tenha os dois dispositivos em mãos e certifique-se de que o novo possui espaço suficiente para receber todas as informações. A ideia é que ele tenha capacidade acima, dessa forma poderão ser adicionados outros dados no futuro.
Outra dica é analisar todos os arquivos, documentos e softwares existentes no HD que será clonado. Se houver algo obsoleto ou indesejado exclua para que não tenha arquivos inúteis duplicados.
Com o pré-preparo realizado é hora de seguir o passo a passo.
Com esses passos foi possível clonar HD ou SSD e ter as informações duplicadas para um backup ou recuperadas dos dispositivos que apresentavam erros.
QUALIDADE DE VIDA - 24/04/2025