João Pessoa, 11 de outubro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
entrevista +Fut

+Fut: ex-auxiliar do Botafogo afirma que derrotas ‘apagaram’ sucesso na Série C

Comentários: 0
publicado em 11/10/2023 às 18h48
atualizado em 11/10/2023 às 15h49
Apresentadores Léo Abrantes e Ramon Araújo e o auxiliar Vinícius Xavier (Foto: Marcelo Gomes/Rede Mais)

O Podcast +Fut, produto da Rede Mais, entrevistou nesta quarta-feira (11) o auxiliar Vinícius Xavier, que comandou ao lado do técnico Felipe Surian a campanha do Botafogo-PB na Série C deste ano. Em quase uma hora de podcast, o profissional detalhou seu trabalho à frente do clube, opinou sobre o fracasso em conseguir o acesso e contou sua trajetória dentro do futebol.

Na manhã desta última terça-feira (10), o Botafogo Futebol Clube confirmou a demissão de Felipe Surian, Vinícius Xavier e outros membros da comissão técnica. Apesar disso, o auxiliar técnico revelou que, mesmo com pouca experiência na carreira, esperava a demissão pelo contexto da temporada e pela pressão da torcida.

Com uma sequência de cinco derrota nos últimos seis jogos da temporada, válidos pelo quadrangular de acesso da Série C, o Belo terminou em último colocado em seu grupo. Para Vinícius Xavier, a demissão faz parte da carreira de uma comissão técnica, mas que ficou entristecido de como a reta final pelo clube apagou o brilho de toda a temporada.

“O que eu posso falar daqui do Botafogo, a única coisa que eu fiquei triste é que, talvez, tudo que a gente fez… E isso eu falo em relação à torcida mesmo… Talvez essa fase final apagou tudo que a gente fez desde lá do início [da Série C]”, afirmou Vinícius Xavier ao +Fut.

“Era terra arrasada, porque era uma equipe que vinha muito mal no paraibano, a gente tentou fazer toda essa reformulação, trazendo alguns atletas, ficando com alguns que já estava aqui, confiando nesses atletas. A gente ouvia de torcedor, quando a gente chegou, que tinha medo de não ficar nem na Série C”, afirmou.

Léo Abrantes, Ramon Araújo e Vinícius Xavier (Foto: Marcelo Gomes/Rede Mais)

A jornada de Vinícius até o Botafogo

Natural de Argirita, Vinícius Xavier começou a carreira no futebol graças a um projeto de extensão da sua faculdade, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Essa oportunidade fez com que ele começasse a trabalhar nas categorias de base do Tupynambás. Durante esse projeto, ele conheceu Felipe Surian, treinador com quem seria seu principal aliado na carreira.

Depois de Minas Gerais, Vinícius, integrante da comissão técnica de Felipe Surian, tiveram uma campanha histórica com a Portuguesa-RJ, chegando na semifinal do Campeonato Carioca 2021. No mesmo ano, assumiu um trabalho com o Sampaio Corrêa, livrando o clube maranhense do rebaixamento. Nos anos seguintes, retornou à Portuguesa para campanhas sólidas no Rio.

Em 2023, depois de mais uma campanha com a equipe da Ilha do Governador, Surian e sua comissão acertaram a oferta do Botafogo-PB, que, na época, saía de uma campanha ruim no Campeonato Paraibano e uma renúncia do presidente da época. Apesar disso, o incentivo de treinar num clube de massa e de representatividade na Paraíba foi maior que os desafios.

“Quando surgiu a possibilidade da gente vir para o Botafogo, a gente sabia de toda a situação, de um treinador que já havia sido anunciado [Leston Júnior]. Claro que isso gera uma preocupação, pela gente não entender tudo que se passa. Mas desde o início quando teve a proposta, a gente conversou da possibilidade de vir pra cá, e a decisão deveria ser essa por conta da gente acreditar que a gente poderia mudar esse cenário”, disse Vinícius.

“O Botafogo, a gente fala, é um time grande. Talvez para muita gente, no cenário nacional, não entenda isso, mas a gente sabe que o Botafogo é uma equipe muito grande, de massa”

Assista à entrevista completa no Spotify do Podcast +Fut:

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também