João Pessoa, 05 de julho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
fim do impasee

Estado e prefeituras chegam a um acordo sobre gestão de hospitais universitários

Comentários: 0
publicado em 05/07/2023 às 18h35
atualizado em 05/07/2023 às 16h26

Os secretários de Saúde da Paraíba, Campina Grande, João Pessoa e Cajazeiras, além do Conselho de Secretários de Saúde Municipais, se reuniram nesta quarta-feira (05) para discutir o impasse sobre a gestão de hospitais universitários.

Durante o encontro, o secretário Jhony Bezerra anunciou R$ 30 milhões de investimentos para as unidades e a gestão dupla das unidades de saúde.

“O nosso objetivo aqui hoje é garantir acesso da população aos serviços desses Hospitais, em um modelo de gestão dupla onde os contratos vigentes em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras continuarão com secretarias municipais, conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite – CIB, mas com um aporte do estado e a regulação dos leitos pactuados, tendo a Ebserh como prestadora de serviço”, pontua o secretário.

O secretário esclarece ainda que a medida visa ampliar a saúde para os paraibanos e que em relação ao repasse de recursos não haverá desvantagens para os municípios implicados e que a autonomia de alocação dos recursos continua com os 223 gestores municipais da saúde.

O secretário de Saúde de Campina, Gilney Porto, afirmou que ficou acordado um maior investimento para os hospitais.

“Iremos, sim, pautar e discutir a melhor forma de ampliar os serviços dos hospitais universitários. Todos os municípios estiveram de acordo com essa ampliação de serviços, porque a gente entende que isso vai levar um melhor atendimento aos nossos pacientes, independente de que cidade seja”, disse o secretário Gilney Porto ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.

A presidente do Cosems, Soraya Galdino, ressalta que a CIB consiste em um espaço de pactuação entre o ente estado e os 223 municípios, representados pelo Cosems, e que por decisão da sua maioria, sendo esta colegiada e pautada no interesse comum dos 223 municípios.

“A SES e o Cosems compreendem que a participação do Estado na gestão dos HUs, permitirá à SES empreender recursos para ampliar a oferta de serviços e regular os serviços de forma que a população seja atendida com mais rapidez e igualitária, por meio da Central Estadual de Regulação, a exemplo da logística utilizada durante todo o período da pandemia Covid-19, quando a SES assumiu a regulação em âmbito estadual”, ressalta a presidente.

Durante a reunião realizada na SES, nesta quarta-feira (5), ficou definido entre os municípios de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras e a gestão estadual que será marcada uma agenda em Brasília no próximo dia 25, entre todos os contratantes, o Cosems e a Ebeserh, para que sejam feitos os ajustes dos termos de serviços.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também