João Pessoa, 22 de junho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
entrevista

Na Rede Mais, Heloísa Helena diz que Zanin no STF é “um horror”

Comentários: 0
publicado em 22/06/2023 às 22h37
atualizado em 23/06/2023 às 05h14
Heron Cid, Heloísa Helena e Wesley Diógenes (Foto: Marcelo Gomes/Rede Mais)

Ex-senadora da República e atual presidente nacional do partido Rede Sustentabilidade, Heloísa Helena criticou, nesta quinta-feira (22), a indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo integrante da base governista, uma das lideranças da legenda focada na área da sustentabilidade criticou a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista exclusiva à Mais TV, canal de vídeos do Portal MaisPB no YouTube, a ex-senadora criticou a escolha do petista para o STF por justamente realizar “algo que você condena”. Em todos os governos, em sua visão, os executivos escolheram os nomes que desejavam para compor o Judiciário, seja no supremo ou nos tribunais federais e locais. E Lula perpetuou esse cenário.

“Por melhor que ele seja, por maior que tenha sido a dor [na prisão], é ‘deseducativo’ politicamente. Você copia aquilo que condena com veemência. Você copia aquilo que lutou. Então, eu acho isso um horror”, afirmou a ex-senadora e porta-voz Heloísa Helena.

“Isso cada vez mais está sendo aceito pela sociedade. E quando é assimilado, ele passa a ser reproduzido com frequência, e ao ser reproduzido com frequência, passa a ser considerado o único caminho a seguir. Então, o único caminho a seguir é você colocar os seus”, concluiu Heloísa.

Assista à entrevista completa:

O confronto político de Heloísa Helena

Candidata à Presidência da República nas eleições de 2006 pelo PSOL, Heloísa Helena acumula em seu histórico vários embates contra segmentos da própria ideologia de esquerda. Em 2010, ela foi afastado do cargo de presidente do PSOL após a legenda confirmar apoio à candidata Dilma Rousseff nas eleições de 2010.

Apelidada de “louca”, “histérica”, “mal-amada”, ela bateu de frente contra a indicação de Henrique Meirelles para o Banco Central, foi contra reeleger José Sarney como presidente do Senado Federal em 2011 e sofreu as consequências de seus próprios aliados. Apesar disso, Heloísa diz que não tem nenhum arrependimento pela suas escolhas políticas.

“O chamado preço político que eu paguei para manter minha coerência, essa realmente não tem preço. Não me arrependo. Se eu possibilitasse que alguém, por maior e forte que fosse, colocasse uma etiqueta na minha testa dizendo que eu tinha preço, eu não olhava nem pros meus filhos, imagina pros amigos.

“Pra mim mesma, horrível seria se eu tivesse me vendido, aí realmente não ia ter coragem de me ver, imagina ver as pessoas que sempre me respeitaram, apanharam, sofreram e militaram comigo. Então, se alguém quer mudar de lado, não tem problema, pode fazê-lo. Agora, eu não vou fazer”, enfatizou a ex-senadora.

Heron Cid, Heloísa Helena e Wesley Diógenes – Foto: Marcelo Gomes/Rede Mais

A jornada da Rede Sustentabilidade

Depois de já disputar a Presidência da República em 2018 e até contar com cinco senadores simultaneamente no Senado Federal, a Rede Sustentabilidade busca se reestruturar. No último mês, uma das principais figuras do partido, o senador Randolfe Rodrigues, deixou a legenda. Portanto, o momento é de buscar reforçar sua estrutura.

E justamente é essa busca que fez os porta-vozes, Heloísa Helena e Wesley Diógenes, coordenadores e filiados da Rede rodar o país para melhorar o planejamento para as próximas eleições. Mais especificamente na Paraíba, a estratégia do partido é entrar forte para a disputa pelas assembleias municipais, mas também, se a direção achar válida, por algumas prefeituras.

“Nós estamos montando uma chapa muito forte e competitiva para eleição de um vereador e uma vereadora aqui [João Pessoa], mas também nas grandes cidades do estado, como Campina Grande, Bayeux e as cidades da Região Metropolitana, para que a gente possa eleger mandatários, que têm um objetivo também na eleição subsequente, a eleição de 2026”, disse Wesley Diógenes, porta-voz do partido.

Heloísa Helena e Wesley Diógenes – Foto: Marcelo Gomes/Rede Mais

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também