João Pessoa, 07 de novembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação

UFPB sedia 7ª Semana de Jornalismo Vladimir Herzog após 2 anos de pandemia

Comentários: 0
publicado em 07/11/2022 às 19h08
atualizado em 07/11/2022 às 16h09

A UFPB abriu as portas, nesta segunda-feira, para o início da sétima Semana de Jornalismo Vladimir Herzog. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo da instituição, e o tema é sobre Vozes da democracia: o jornalismo como instrumento de resistência. As palestras, que vão ocorrer durante toda a semana, em diversos horários, procuram refletir a comunicação e o acesso à informação como um direito humano fundamental.

O coordenador geral do CA de Jornalismo na UFPB, o estudante André Firmino, revelou o principal desafio da preparação do evento. A anual Semana de Jornalismo ficou paralisada por dois anos devido à pandemia de Covid-19.

“Os desafios de montar uma Semana de Jornalismo depois de dois anos de pandemia também faz parte dos desafios do retorno presencial à universidade. Salas de aula e outros ambientes passaram dois anos fechados, além de cortes no orçamento da educação, que fizeram que muitos dos nossos espaços não estivessem na melhor condição de uso”, disse.

O evento é gratuito e será dividido também em oficinas e mesas de debate, com a participação de jornalistas renomados do cenário paraibano e nacional. Entre os eixos temáticos estão o Jornalismo de Resistência, Fotojornalismo, Jornalismo Cultural e Jornalismo Esportivo.

Nomes da imprensa, como os jornalistas Rafael Freire, Ana Beatriz Rocha, Iasmin Soares, Iago Sarinho, Clara Albuquerque, Izabel Rodrigues, Fábio Hermano e outros, serão palestrantes durante a semana.

Com a democracia e outros temas em destaque, André acredita na importância do debate para os estudantes, além de reforçar o papel do Jornalismo neste cenário.

“Discutir democracia em tempos de eleição é também discutir nosso futuro do país. E claro que, enquanto estudantes especificamente de Jornalismo, é também discutir a forma que essa profissão influencia nas nossas vidas e qual o poder de transformação social que ela tem para nós”, concluiu.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também